Colunista

Garatújas Fantásticas

Por: Garatújas Fantásticas

Por Roberto Almeida

A busca por carinho é a tônica de Me dá um abraço? (Estúdio Sopa, iBooks, US$ 1,99), livro digital dedicado a um porco-espinho que, apesar dos pesares pontiagudos, quer ganhar um abraço. Sim, estamos falando de um livro digital (e não um aplicativo), para leitura em computador, celular ou tablet, com bom uso dos recursos que o formato possibilita.

1

2

Mas quem não abraçaria o porco-espinho, tamanha simpatia? O traço caprichado é de Clara Gavilán, que publicou recentemente com Felipe Schuery o livro Ralf & Demi, pela Editora Quatro Cantos. Clara é designer pela PUC-Rio, tem formação em livros infantis na Espanha, e dá cursos de desenho e aquarela.
E lá vai o porco-espinho pelo bosque, na saga pelo abraço.

Até que, na metade do livro, uma animação curta e bem planejada dá vida ao personagem. O momento é de solidão. Ninguém quer abraçar o porco-espinho.
Quando tudo parece perdido, aparece alguém para ajudar. Quer uma dica? Pense em ovelhas felpudas e astutas.

Me dá um abraço? acerta no tom, bastante leve. A ótima trilha musical de Ricardo Nogueira e as cores escolhidas por Clara criam um clima de relaxamento, que respeita o tempo da história, da leitura das ilustrações e da compreensão do texto. Se há perda sem papel, há ganhos com tecnologia na dose certa. Vale experimentar.

4
O livro está disponível em português, inglês e espanhol. Para baixar, clique em: http://bit.ly/medaumabraco

 

 

 

Compartilhe:

   
Garatújas Fantásticas
Garatújas Fantásticas

Com foco em arte e literatura, o Garatujas Fantásticas é uma iniciativa do Estúdio Voador, uma ponte para que adultos e crianças experimentem o mundo juntos, troquem olhares e experiências.