Novidades

Por: comKids (Redator)

O Instituto Zero a Seis lançou este ano o programa ProBebê, um serviço de envio de informações personalizadas gratuitas para mães e cuidadores, por meio de um app para smartphones ou SMS para celulares. O projeto foi um dos vencedores do Desafio de Impacto Social Google Brasil de 2014, a premiação de iniciativas de ONGs que investem na tecnologia para apontar soluções sociais.

O ProBebê já está em operação e envia orientações sobre gestação e o desenvolvimento do bebê até os 18 meses de vida. São informações de especialistas sobre saúde, comportamento, segurança, educação, entre outros temas. As mensagens são personalizadas de acordo com a fase de desenvolvimento da gestante ou da criança, com base nos dados fornecidos em um cadastro gratuito disponível no site.

alexis_cornelier

Foto: Alexis Cornelier

 

O conteúdo do app também pode ser transmitido por SMS. Segundo o coordenador do ProBebê, André L. Stabel, a plataforma detecta quando o usuário não tem o aplicativo instalado e ainda assim garante o envio da informação. Como isso gera custo ao serviço, já que os SMS são pagos, uma forma criativa de colaboração está em gestação. A ideia é solicitar aos usuários a doação de alguns SMS’s de seus planos de telefonia. “Em breve, iremos convidar as pessoas com aplicativo para que indiquem para quantos bebês querem doar e, a partir desse momento, cada vez que chegar uma mensagem no aplicativo, serão enviadas as mensagens para quem recebe por SMS”, explica o coordenador do ProBebê.

Um balanço inicial do perfil dos usuários mostra que os pais também estão aderindo ao serviço. Quase 45% dos usuários cadastrados até agora são do sexo masculino.