Novidades

Por: comKids (Redator)

O aplicativo Guten News acaba de ser disponibilizado para download. A ferramenta tem como objetivo incentivar o público infantojuvenil a cultivar o hábito da leitura e ampliar seu repertório sobre o mundo. O app oferece notícias em linguagem amigável e educativa para os pequenos, assim como games e atividades. O app foi desenvolvido pela empresa Guten, uma startup de educação fundada em 2014.

guten-news1

Com cinco editorias (Mundo, Brasil, Cultura, Comportamento e Bem Estar), o Guten News publica semanalmente textos sobre temas relevantes e atuais, que vão desde a escassez de água na região sudeste do país, ou influência da selfie na cultura mundial, até o atentado ao periódico Charlie Hebdo na França. Cada matéria tem atividades que aguçam os sentidos da criança e do adolescente, exercitando a sua interpretação de texto. Games de associação, quizzes, jogos de advinhação e atividades de autoria (desenho, etc) estão entre as atividades disponíveis. Todas as atividades são elaboradas por educadores para atender aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e desenvolver competências essenciais aos jovens leitores. 

O aplicativo é voltado para crianças de oito a doze anos e é apenas o primeiro passo de um projeto ambicioso. Danielle Brants, fundadora da empresa, explica: “a nossa visão de futuro é oferecer cada vez mais conteúdos personalizados que tornem o ato de ler algo prazeroso, recorrente e conectado à realidade de cada jovem”. Segundo Danielle, o aplicativo tem sido muito bem recebido pelo setor educacional: “Temos importantes instituições do ensino fundamental adotando o Guten News”, conta. O Guten News está disponível gratuitamente para iPad e, em breve, estará em outras plataformas. 

Guten News from Estúdio Animatura on Vimeo.