Novidades

Por: comKids (Redator)

Giovana Botti para o comKids

A animação brasileira desponta no cenário internacional, mas ainda enfrenta gargalos para crescer. Para a CEO do grupo Glaz, Mayra Lucas, a falta de formação de profissionais do setor é uma das grandes dificuldades. “A questão da formação é importantíssima. Porque, se de um lado a gente aumenta o fluxo de negócio, tem que aumentar o fluxo de produção. E falta profissional, a maioria é autodidata”, relata.

A falta de políticas voltadas à exportação de produtos audiovisuais também é um dos desafios para tornar o mercado mais competitivo, segundo a diretora da Elo Company, Sabrina Nudeliman Wagon. Ela conta que o perfil do produto mais procurado no mercado internacional é o do conteúdo de animação, dos documentários brasileiros e dos filmes de arte, “que vão fazer uma bilheteria baixa no Brasil, mas que ganharam um circuito de festivais”.

Sabrina alerta para a carência de incentivos aos produtos de exportação. “O que é interessante é que uma comédia que faz 1 milhão de espectadores, no Brasil, vai ter prêmio adicional de renda, o distribuidor vai ter um prêmio adicional de renda para investir no próximo projeto do produtor, vai ter várias linhas automáticas. Mas um filme que faz muito mais que 1 milhão de expectadores, que é o que fez o filme do Alê Abreu no mundo, não tem nenhuma linha automática. Não existe, por exemplo, nenhuma linha de apoio para adaptar produções para o mercado internacional”, afirma Sabrina Nudeliman.

Mayra Lucas aponta outra dificuldade dos produtores: a falta de players no mercado com a escassez de programação infantil na TV aberta. “Se a gente tivesse a TV aberta como janela, impulsionaria muito mais o nosso mercado”, afirma.

OsmarPrimeiraFatiaDoPaoDeForma_6

Osmar, a primeira fatia do pão de forma. De Alê MacHaddo. 44 Toons, coprodução com a TV Cultura e o canal Gloob.

historietas-assombradas-para-crianc3a7as-malcriadas-04

Historietas assombradas para crianças malcriadas. Série baseada em curta homônimo de Victor-Hugo Borges. Produzida pela Glaz Entretenimento e animada no Copa Studio.

Imagem do destaque: Historietas assombradas para crianças malcriadas