Novidades

Por: comKids (Redator)

Com reconhecimento por seu trabalho com crianças, o Festival da Índia possui grande experiência educativa e de escuta

juri_infantil

Os produtores e fundadores do Chinh India, Meenakshi e Vinay Rai e o juri infantil Chinh India. Foto: Time Out

O Chinh India é uma iniciativa que compreende festival, produção de filmes com relevância social, cultural e educativa, fórum de atualização e práticas de júris infantojuvenis (pré-escolar, educação básica, animação e “de criança para criança”). É uma organização que celebra conhecimento, ideias e perspectivas da cultura, do desenvolvimento e da educação no contexto da programação infantil. O Festival e o Fórum promovem um encontro anual entre profissionais de mídia, educadores, produtores e crianças. De 10 a 30 de novembro de 2015, acontece a nona edição do Chinh India Kids Film Festival & Forum 2015, nas cidades de Nova Delhi, Guwahati e Mumbai (Índia). O tema desse ano é esperança “Hope”, e o vídeo de abertura do festival pode ser assistido abaixo, gravado apenas com meninas e jovens do sexo feminino.

Veja a chamada do evento.

Além do festival anual, o Chinh India possui também um canal de web educativo e um canal de web comunitário nos quais as crianças são protagonistas de muitas das produções. Neles, diversas produções estão disponíveis para serem assistidas de forma gratuita. No site da organização, também é possível baixar e assistir muitos dos conteúdos feitos pelo Chinh. O comKids já exibiu produções suas em algumas das mostras que realizou, como Rohan’s Moustache (“O bigode de Rohan”). Entre os prêmios já alcançados pelo projeto, estão: Digital Inclusion Award for the Best ICT Project in Education, Manthan Award for Social Media & Empowerment e Vodafone Foundation Mobile for Good Awards in Education.

O Chinh é um centro de reunião de produtores e obras dedicadas à infância, constituindo-se como importante referência no panorama asiático e global de criação de conteúdos para a infância. A iniciativa também realiza documentários com comunidades nômades do país, que historicamente não têm acesso aos mecanismos políticos e sociais básicos. A ação redescobre as culturas tradicionais, com suas concepções de arte e visões de mundo, trazendo-as ao debate contemporâneo.

Meenakshi Vinay Rai

Meenakshi e Vinay Rai, idealizadores do projeto. Divulgação.

Animation Jury (68)

Juri infantil de animação. Foto: Chinh India, divulgação.

CIKFF @ Fest' 11 (256)

Chinh India Kids Film Festival 2011. Foto: divulgação

chinh_plateia_2010_2

Entrega de prêmio. Chinh India Festival 2010. Foto: Divulgação

Imagem do destaque: Juri infantil pré-escolar. Chinh India Kids Film Festival 2012. Foto: divulgação.