Novidades

Por: comKids (Redator)

Vinte novas salas públicas de cinema serão inauguradas em várias regiões da cidade de São Paulo até o fim de maio, segundo a prefeitura municipal. O Circuito Spcine foi lançado nesta quarta-feira (30/3) em iniciativa de estímulo à cadeia do audiovisual e à formação de público.

circuito_spcine

Teste no CEU – Foto: Leon Rodrigues/SECOM

A Spcine prevê a realização de 200 sessões semanais de cinema, com expectativa de 960 mil espectadores por ano quando todas as salas do circuito estiverem em operação. Das 20 salas previstas em todo o circuito, 15 serão inauguradas em Centros Educacionais Unificados (CEUs), com ingressos gratuitos para as sessões. Cinco delas na zona leste, cinco na zona sul, quatro na zona norte e uma na região oeste. As outras cinco salas previstas no projeto serão inauguradas em equipamentos culturais como a Galeria Olido, na região central, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Vergueiro, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e a Biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga. Os ingressos para exibições nos equipamentos culturais serão de R$ 3 a R$ 8, a depender do local.

A programação será variada, segundo a prefeitura, com filmes infantis, estreias internacionais, produções recentes do cinema brasileiro, mostras e festivais. O Circuito Spcine já abriu as duas primeiras salas, uma no CEU Butantã, na zona oeste, e outra no CEU Meninos, na zona sul.

São Paulo Film Commission

O prefeito Fernando Haddad também anunciou a criação da São Paulo Film Commission, órgão que vai centralizar, em um cadastro único, os pedidos de autorização de filmagens para produtores de audiovisual. Segundo o prefeito, eram frequentes as reclamações quanto à burocracia no processo. Agora o órgão vai agilizar as decisões e negociar a liberação de ruas, parques, entre outros cenários usados para filmes.

Com a São Paulo Film Comission, a solicitação poderá ser feita por cadastro na internet e a autorização será emitida em até uma semana. Para pedidos feitos para peças publicitárias, o prazo será menor, de até dois dias úteis. A ideia é estimular o audiovisual na cidade e firmar São Paulo como cenário de produções nacionais e internacionais.

circuito_spcine3

Crédito: Fernando Pereira/SECOM

Imagem do destaque: Inauguração Cine Meninos (30/3) – Crédito: Fernando Pereira/SECOM