Novidades

Por: comKids (Redator)

Quando a produção audiovisual se propõe a falar de realidades da infância e da juventude e contar histórias baseadas em fatos da vida de crianças e adolescentes um desafio surge: como aproximar o público do processo criativo? A escuta infantil e as diversas formas de diálogo ético e sensível criadas por produtores culturais que trabalham com essa vertente serão o tema de uma das mesas de reflexões e debates do evento comKids não ficção, no dia 23 de setembro, no Goethe-Institut, em São Paulo. As inscrições gratuitas podem ser feitas por aqui. Para conhecer toda a programação do evento, acesse aqui.

A mesa Diálogos com a infância e a juventude será realizada às 11h30 e o comKids convidou para a conversa criadores e produtores que foram a campo descobrir esses novos modos de aproximação. Conheça a seguir os convidados e seus projetos.
Iniciativas: mesa escuta infantil e produção audiovisual

TV Cambridge ou “oficina do filme”
O longa de ficção “Era o Hotel Cambridge”, dirigido por Eliane Caffé em um hotel abandonado, no centro de São Paulo, ocupado por moradores sem-teto e refugiados estrangeiros, teve um minucioso processo de aproximação com o universo do prédio e seus moradores. E as crianças tiveram papel importante na produção. Uma das portas de entrada para o projeto foi justamente a oficina de vídeo com meninos e meninas da Ocupação Cambridge. Dessa experiência nasceu a TV Cambridge, que reúne na internet curtas ficcionais, documentais e programas de TV feitos com e pelas crianças e adolescentes da ocupação.

ines

Inês Figueiró, divulgação.

Inês Figueiró é co-roteirista e uma das assistentes de direção do longa “Era o Hotel Cambridge”. Formada em Jornalismo e pós-graduada em roteiro, escreve conteúdo audiovisual educativo para o público infantojuvenil.

tayla_nicoletti

Tayla Nicoletti. Divulgação.

Tayla Nicoletti, do coletivo TV Cambridge, é formada em Cinema, com experiência em conteúdos audiovisuais infantojuvenis, ilustradora de livros infantis e autora de HQ’s .

Criança Fala
A ONG CriaCidade, fundada em 2013 por Nayana Brettas, estimula projetos com a missão de pensar a cidade junto com as crianças, para que o meio urbano seja mais solidário, acolhedor, sustentável, humanizado e brincante. A metodologia Criança Fala considera os pontos de vista das crianças nas formas de participação e de transformação dos espaços públicos.

Nayana_lua crescente

Nayana Brettas, divulgação.

Nayana Brettas é mestre em sociologia da infância pela Universidade do Minho (Portugal). Membro da Rede Nacional Primeira Infância. Fundadora da ONG CriaCidade e idealizadora e coordenadora do Projeto Criança Fala.

Criadeira de histórias
Projeto Criadeira de Histórias publica a Coleção das Crianças Daqui, série de oito livros escritos e ilustrados pela pesquisadora Roberta Asse. As histórias são inspiradas nas diversas realidades da infância brasileira, conhecidas por meio de viagens ao interior do Brasil, seus saberes e culturas.

Roberta

Roberta Asse, divulgação.

Roberta Asse é autora, designer e ilustradora de livros e aplicativos para crianças e jovens. Formada em arquitetura pela FAU-USP. Em 2015 publicou a “Coleção das crianças daqui” (Criadeira Livros), com histórias de viagens de pesquisa e escuta infantil.

VIB – Vozes da Infância Brasileira
O VIB é um processo de escuta ética e lúdica de crianças, em diversos contextos e culturas, para o desenvolvimento de pesquisas. É uma das ações do Mapa da Infância Brasileira – MIB, iniciativa que dá visibilidade e conecta projetos, espaços e programas formais e não formais de impacto social que lidam com o público infantil em diversas cidades brasileiras.

???????????????????????????????

Lindalva Souza, divulgação.

 

Lindalva Souza é coordenadora do VIB – Vozes da Infância Brasileira. Arte-educadora de São Paulo, formada em artes cênicas, é pesquisadora de projetos infantis, com experiência em formação continuada para educadores e programas socioeducativos e culturais.

Mediação: Nanci Barbosa

Nanci_FotoCNF

Nanci Barbosa. Divulgação.

 

Formada pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP, Nanci é roteirista e diretora do documentário ABCD Jovens – A nossa cara, entre outras produções. É professora-pesquisadora e atualmente leciona no Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac.

Foto do destaque: TV Cambridge, divulgação.