EVENTOS

logosite2

comKids Primeira Infância

A ideia de se oferecer e pensar cultura e arte para a primeira infância visa estimular e potencializar o desenvolvimento integral dos pequenos, levando em conta seus aspectos cognitivos, sensoriais e emocionais, passando pelo poético e pelo sensível. Dentro desse mesmo tema, o comKids Primeira Infância tem como objetivo chamar a atenção para as visões mais contemporâneas da infância, reconhecendo a relevância social das produções culturais dedicadas às crianças pequenas nas últimas décadas.

Programação, dias 17 e 18/09

Dia 17/09

09h15 – Credenciamento

10h – Abertura

10h30 – Conversa com a CBeebies | Daniel Bays – produtor criativo do canal pré-escolar da BBC

Com a proposta de divertir e surpreender o seu público, o CBeebies é o canal mais assistido pelas crianças pequenas do Reino Unido. Um pouco menos da metade da audiência sintoniza o canal semanalmente. Entre os programas mais populares da emissora estão “In the Night Garden”,“Mr. Bloom’s Nursery” e “Tree Fu Tom”, assim como os novos “Swashbuckle” e “Old Jack’s Boat”. O site da CBeebies difunde a filosofia do “aprender pela brincadeira”, com uma média de 1,2 milhões de internautas. Além disso, o CBeebies foi eleito o melhor canal infantil do ano pela Bafta (Academia Britânica de Filmes e Televisão).

Sobre Daniel Bays
Criador, produtor e showrunner, é responsável pela criação e produção da inovadora série de animação “Tree Fu Tom” (nominada a dois prêmios BAFTA em 2012). Trabalha na BBC desde 2000, onde atuou nos departamentos de Notícias e Atualidades, Ciências e junto ao CBBC, desenvolvendo e produzindo games. Além das ocupações acima, Bays também atuou como desenvolvedor criativo e brand guardian no canal.

Colaboradores da conversa

André Antunes – Gerente da unidade de coprodução de Conteúdo Televisivo e Infantil da Elo Company
Arnaldo Galvão – animador e produtor-executivo Um Filmes
Renata Yumi – Coordenadora de conteúdo internacional – TV Cultura

12h – Sessão 1 | Mostra comKids Primeira Infância

12h30 – Almoço

14h – Desenvolvimento infantil e primeira infância | Conversa com a Fundação Maria Cecília Couto Vidigal, com Anna Chiesa
Estabelecida em 1965, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal tem como principal foco de atuação a promoção integral do desenvolvimento da primeira infância (dos zero aos seis anos). A entidade mantém diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento de crianças nessa faixa etária, como projetos em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento na primeira infância.

Sobre Anna Chiesa
Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e especialista em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSPUSP). Possui formação em Psicodrama Pedagógico pelo Grupo de Estudos em Técnicas Psicodramáticas (GETEP). Mestre e doutora em Saúde Pública pela FSPUSP, é livre-docente junto ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP, contando com pós-doutorado junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, King’s College London. Além disso, Chiesa também coordena o projeto “Nossas Crianças, janelas de oportunidades”, com foco na promoção do desenvolvimento infantil.

Colaboradores da conversa

Yohana Back – criadora e produtora de conteúdos infantis
João Batista Melo – diretor, roteirista, escritor
Marcus Aurelius Pimenta – roteirista

15h – Sessão 2 | Mostra comKids Primeira Infância

15h30 – Intervalo

16h – Conversa comKids | A escuta infantil, crianças no centro

Qual é a importância de nos dedicarmos a observar e a interagir com as crianças para entender o que elas sentem, querem e são? A escuta potencializa a curiosidade, a sensibilidade e a investigação da vida. Esta conversa pretende enxergar a produção de cultura para crianças como um processo colaborativo entre adultos e crianças para a criação de poesia, de prosas e histórias.

Adriana Friedmann
Doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar. Criadora e coordenadora do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). Coordenadora e docente de cursos de pós-graduação, é também autora de vários livros na área, dentre eles, “Linguagens e culturas infantis”.

Carlos Laredo
Diretor teatral, dramaturgo e gestor cultural. Fundou o grupo “La casa incierta” junto à atriz brasiliense Clarice Cardell em 2000. Dirigiu e escreveu 14 peças para a primeira infância e realizou mais de 2000 apresentações ao redor do globo. Nos últimos anos colabora como curador do Festival Primeiro Olhar de Teatro para Bebês em São Paulo junto com o Grupo Sobrevento. Realiza oficinas de arte para profissionais da educação infantil, artistas, pais e mães e para famílias com crianças diagnosticadas com transtorno de espectro autista.

Jan-Willem Bult
Escritor de livros infantis, roteirista de cinema e séries de TV. Desde 1997 foi diretor criativo e chefe de programação infantojuvenil da KRO, na Holanda. Por seu trabalho já recebeu prêmios do Prix Jeunesse Internacional, Prix Danube e Dutch Academy Award. Desde fevereiro de 2014 Jan-Willem Bult é o embaixador do “Kids News Network” e “Wadada World Kids News”, apoiando o desenvolvimento e o alcance da rede dos programas de notícias para crianças. O “Kids News Network” já existe em 12 países, entre os quais o Suriname, Bolívia, Gana e Birmânia. Em 2007, fundou sua própria fundação, a JWB Foundation, para apoiar projetos de mídias e esportes com participação infantil para o desenvolvimento da paz.

Mediação: Beth Carmona I diretora geral do comKids

Dia 18/09

09h15 – Credenciamento

10h – Conversa com a Little Airplane | Sharon Tomas – diretora de produção da produtora americana especializada em produção audiovisual para primeira infância
Little Airplane, produtora responsável pela criação e produção de “The Wonder Pets!” (ganhador do prêmio Maeda do Japan Prize para melhor série televisiva), “Oobi!”, “3rd & Bird” e “Small Potatoes”, entre outros conteúdos. Entre os trabalhos já realizados, encontram-se programas feitos para a Nick Jr., NOGGIN, CBeebies e Disney Junior. A produtora foi fundada por Josh Selig em 1999. Além de fundador, Josh foi produtor do “Vila Sésamo” israelense / palestino, ganhador do Japan Prize de 1998.

Sobre Sharon Thomas
Chefe de desenvolvimento de produção e negócios da Little Airplane Productions. Ganhadora de vários Emmy Awards, Sharon supervisiona as áreas de distribuição, licenciamento e desenvolvimento de negócios na empresa. Tendo produzido programação para canais como Disney-ABC Television, MTV, VH1, PBS, Nickelodeon e BBC, foi também âncora da rede MTV e diretora da MTV Asia News. Recebeu o Emmy Awards por seu trabalho em uma série médica infantil, assim como o prêmio Peabody por“Rebirth”, um documentário que chegou a ser exibido no National September 11 Memorial.

Colaboradores da conversa

Gabriella Mancini – Jornalista e roteirista
Renata Yumi – Coordenadora de conteúdo internacional – TV Cultura
Yohana Back – criadora e produtora de conteúdos infantis

11h - Intervalo

11h30 – Apresentação da pesquisa PapagaioPipa 2014

O levantamento apresenta uma visão integral das crianças de até seis anos de idade e revela dados surpreendentes em quatro grandes áreas de seu cotidiano: entretenimento e criatividade; educação e informação; relação com tecnologia e conteúdos digitais/não digitais; e poder de decisão. A pesquisa é um projeto da Multifocus Inteligência de Mercado.

Sobre Ana Helena Meirelles Reis
Presidente da MultiFocus Inteligência de Mercado, empresa por ela criada em 1994, é diretora-associada do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, também é graduada pela EAESP-FGV.

12h30 – Almoço

14h – Conversa com a NHK | Hiroko Sakaue – diretora do departamento infantil do canal público japonês

Por mais de cinquenta anos a NHK vem exibindo uma grande quantidade de bons conteúdos infantojuvenis. Suas produções são caracterizadas por seu valor educacional, estimulando a imaginação infantil e as atitudes positivas. Para a emissora, o objetivo desse trabalho é atingir uma grande quantidade de crianças, estimulando suas posturas e respostas criativas. Ao mesmo tempo, oferecem conteúdos que apoiam pais e educadores para o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Sobre Hiroko Sakaue
Diretora-executiva do Departamento de Programação Infantil da NHK Educational Corporation, Hiroko atua no canal público japonês desde 1980. Por dez anos dirigiu a programação pré-escolar, e também foi gerente do Departamento de Programas Infantis da NHK Educational Co. Entre 2009 e 2012 foi diretora-executiva do Japan Prize. Além disso, Hiroko é professora na Universidade da Mulher Ochanumizu, em curso de cuidados infantis e educação.

Colaboradores da conversa

André Antunes – Gerente da unidade de coprodução de Conteúdo Televisivo e Infantil da Elo Company
Gabriella Mancini – Jornalista e roteirista
Maria Victoria Romano – Formada em Cinema pela Escola Profissional de Cinema de Eliseo Subiela e em Artes Visuais pela Universidade Nacional de San Martín (Argentina)

15h – Sessão 3 | Mostra comKids Primeira Infância

15h30 – Intervalo

16h – Conversa comKids | O olhar e a sensibilidade infantil – A empatia, os estados de contemplação e de interação infantil e sua conexão com a arte. O autêntico e o universal nas manifestações do olhar da criança pelo desenho e pelas imagens. Como potencializar processos criativos e artísticos para elas e com elas?

César Leite
Formado em Psicologia pela PUC-Campinas, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-doutor em Educação pela FLACSO Argentina e pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), foi professor visitante na Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da UNESP Rio Claro SP. É autor de vários livros, entre eles “Infância, Experiência e Tempo” pela Editora Cultura Acadêmica.

Cielo Salviolo
Consultora e pesquisadora em comunicação e infância e produtora de conteúdos audiovisuais para crianças. Ex-diretora e fundadora do Pakapaka, é professora titular da Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil na Universidade de Buenos Aires. Desde 2012 dirige o Latinlab (Laboratório de Televisão Infantil para a América Latina), um espaço de investigação, reflexão e criação de conteúdos infantis em plataformas múltiplas.

Edith Derdyk
Autora e ilustradora de vários livros infantis, letrista de algumas canções do Palavra Cantada e educadora (Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural o_barco, Intermeios). Realiza exposições coletivas e individuais no Brasil desde 1981 (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França).

Luiz Cherubini
Formado em Jornalismo e Direção Teatral. É diretor do Grupo Sobrevento, desde a sua fundação em 1986. O Sobrevento é uma companhia teatral brasileira de renome internacional, que já se apresentou em diversos países ao redor do globo. Representou o Brasil em importantes festivais internacionais de Teatro para a Infância e a Juventude e desenvolve um trabalho pioneiro de difusão do teatro para bebês no Brasil, organizando festivais, mostras, oficinas, exposições, palestras e debates. Apresenta-se em todas as creches públicas e conveniadas de São Bernardo do Campo, onde também realiza trabalho de formação de professoras infantis.

Mediação: Vanessa Fort I coordenação geral do comKids

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Mais informações em :

Facebook
Twitter
e-mail: primeirainfancia@comkids.com.br
telefone: (11) 3074-0085

Serviço
Evento: comKids Primeira Infância
Data: 17.09.14 (quarta-feira) e 18.09.14 (quinta-feira), das 09h às 18h
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Público-alvo: Produtores, educarores, escritores, diretores de arte, ilustradores, agentes culturais
Capacidade: 200 pessoas
Entrada gratuita.