Novidades

Por: comKids (Redator)

A força das histórias e da produção audiovisual infantojuvenis na aproximação e mobilização das mais diversas questões e temas das infâncias cria um espaço de debate e reflexão na Conversa comKids do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, que começa na próxima segunda-feira, 14 de agosto, em São Paulo. Para conhecer toda a programação do festival, clique aqui.

A Conversa comKids – O poder das narrativas: as histórias que fazem pensar, questionar e transformar” será na terça-feira, dia 15 de agosto, das 20h às 22h, no Sesc Consolação. Para participar, basta se inscrever gratuitamente neste link.

A Conversa comKids será um espaço de debate e troca de experiências sobre o papel das narrativas e de seus criadores. Para tanto, vai levantar questões sobre as histórias produzidas para crianças e adolescentes, as formas de abordagens de dores sociais, como o racismo e a intolerância, e da empatia com aspectos inerentes ao crescimento, como a sexualidade e os conflitos identitários.

Quais são os temas que as gerações atuais estão pautando e colocando como urgentes em garantia de suas individualidades e especificidades? Quais são os temas universais? A partir de qual perspectiva atravessa nossa compreensão por eles? A importância da garantia da diversidade identitária nas produções infantojuvenis em favor dos diversos modos de ser criança, sua perspectiva de sujeito e individualidade, cultura e contexto social estarão em pauta. Na Conversa comKids estão pungentes questões de reflexão como as revisões urgentes que precisamos fazer na criação de personagens e em sua representação, a importância da reflexão política e social nas produções audiovisuais para criança e a importância do diálogo e da interlocução com as crianças e adolescentes no desenvolvimento e processo de produção das histórias dirigidas a eles.

A moderação será feita pela coordenadora editorial do comKids, roteirista e produtora, Vanessa Fort. Confira os convidados especiais da Conversa comKids – O poder das narrativas: as histórias que fazem pensar, questionar e transformar”:

joyce

Joyce Prado, divulgação.

Joyce Prado – Especialista em Roteiro Audiovisual, desenvolve trabalhos na área de cinema documental, ficcional e publicitário. Já atuou nas produtoras Gullane, Produtora Associados, Sagaz Filmes, Geral Filmes,Timore AV e Cinema Zungu. Entre seus principais trabalhos está a direção da websérie ‘Empoderadas’ (1ª temp.), a direção dos curtas ‘Fábula de Vó Ita’ (2016) e Okán Mimó: Olhares e Palavras de Afeto (2017). Atualmente, é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e sócia-fundadora da Oxalá Produções.

Diana Almeida

Diana Almeida. Divulgação.

Diana Almeida – Participou da fundação da Lacuna Filmes, com Daniel Ribeiro, com quem produziu vários curtas. Entre eles: “Café com Leite” (2007), que estreou internacionalmente na Berlinale 2008, recebeu o Urso de Cristal de melhor curta na mostra Generation, e “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, exibido em mais de 100 festivais. Em 2014, Diana lançou seu primeiro longa, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, também dirigido por Ribeiro. O filme estreou na Berlinale, recebeu os prêmios FIPRESCI e Teddy e foi escolhido para representar o Brasil na disputa de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar de 2015.

2017_Daniel-Ribeiro-Director

Daniel Ribeiro. Divulgação.

Daniel Ribeiro – Roteirizou e dirigiu os curtas metragens “Café com Leite” (2008) e “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010), que receberam 115 prêmios, entre eles o Urso de Cristal no Festival de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Curta Metragem de Ficção. Em 2014, lançou seu primeiro longa, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, que estreou no Festival de Berlim onde recebeu o prêmio FIPRESCI e o Teddy Award. Foi o filme brasileiro escolhido para concorrer a uma vaga como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015. Em 2016 dirigiu com Rafael Lessa, o curta “Love Snaps”, premiado no Festival do Rio e no Mix Brasil.

foto_carolrodrigues

Carol Rodrigues. Divulgação.

Carol Rodrigues – Diretora e roteirista do curta-metragem “A boneca e o silêncio”, que participou de diversos festivais nacionais e internacionais, tendo vencido prêmios de Melhor Curta-Metragem em São Paulo, Belo Horizonte, Portugal e na Polônia, além de Prêmio de Melhor direção na Índia. Integra também a equipe da websérie Empoderadas. Participou da equipe de roteiristas na série de ficção infantil “Escola de Gênios” que será exibida pelo canal Gloob. Atualmente faz parte do Núcleo Criativo de uma série em desenvolvimento da produtora Amora Digital, contemplado no PRODAV 03/2015.

Vitoria Felipe. Divulgação.

Vitoria Felipe. Divulgação.

Vitória Felipe – Integra o coletivo de mulheres do campus – Coletivo Fridas – e atualmente realiza ‘Ana’, curta-metragem infantojuvenil que marca sua estreia na direção. O curta  ‘Ana’ é desenvolvido junto a jovens e educadores do Instituto Querô. Vitória participa da capacitação pelas Oficinas Querô 2017 e está na graduação de História pela Universidade Católica de Santos.

Vanessa Fort, moderadora do Conversa comKids

Vanessa Fort. Divulgação.

Vanessa Fort é coordenadora editorial do comKids, roteirista e produtora. Tem desenvolvido séries e filmes para crianças e adolescentes há alguns anos. E acredita profundamente nos espaços coletivos de reflexão e aprendizado.