Novidades

Por: comKids (Redator)

Publicado originalmente em Maguared, cultura y primera infancia en la web, Por Lina Salas Ramírez.

A sensação de que as crianças autistas são de outro mundo faz com que, talvez de maneira inconsciente, nós os mantenhamos afastados: das outras crianças, de muitos jogos, ou de situações com as quais nós acreditamos que elas não saberiam lidar, por causa de sua diferença. Apesar disso , os constantes e poderosos esforços que têm sido feitos por entidades oficiais, como a Unicef, têm se dedicado a nos mostrar que o autismo não é só uma doença, mas uma condição. Ele acontece de diferentes formas em cada criança e por isso o melhor que podemos fazer é educa-los no contexto, e incluí-los em tudo aquilo que, como crianças, eles podem desfrutar, viver e desejar.

“El viaje de María”, (“A viagem de Maria”, em port.) é um lindo curta animado da Fundação Orange da España, que nos conta a história não de todos autistas, mas de Maria em particular. Utiliza a metáfora do “outro mundo” do qual ela vem para que nós possamos imaginar tudo aquilo que não podemos entender quando estamos diante de uma criança autista e de suas formas de ver o mundo.

Maria põe os seus brinquedos em fila, as situações inesperadas a angustiam e por isso, ela usa pictogramas para compreender o que lhe rodeia e estabelece rotinas. Ela gosta muito de brincar com papeizinhos, tem dificuldades de fazer coisas simples como tomar um banho sozinha ou amarrar os cordões do seu sapato. Mas, como o Super-homem do planeta Kripton, Maria tem super-poderes! Super-carisma, super-concentração, super-visão e super-memória. Às vezes ela se refugia em seu próprio universo, mas, graças à companhia de sua família, que sabe lhe dar o que lhe faz bem, Maria chega com todas as suas super-habilidades e faz com que o mundo seja um lugar bonito.

Vejam essa curta em família, compartilhem-no com todas as pessoas que puderem e comentem abaixo o que acharam!

 

IMG do destaque: Frame da animação.