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Por: Giovana Botti (Redator)

O comKids entrevistou, por email, Sandra Sheppard, diretora e produtora-executiva da Thirteen/WNET, produtora do Mission US, o RPG que ensina História americana de forma interativa digital.

O Mission US foi produzido com financiamento da Corporation for Public Broadcasting (CPB), empresa privada, sem fins lucrativos, criada pelo Congresso dos Estados Unidos para desenvolver os meios de comunicação pública no país.

Sandra Sheppard conta que o projeto surgiu a partir da constatação da carência de conhecimento histórico entre os estudantes americanos.

comKids – Por que a CPB decidiu investir em games para ensinar História?
SS – O objetivo da CPB era abordar deficiências críticas nas escolas de Ensino Médio sobre o conhecimento da história dos Estados Unidos, sobre o nosso sistema político e sobre o papel dos estudantes como cidadãos. A mais recente avaliação nacional sobre o progresso educacional (National Assessment of Educational Progress) mostrou que apenas 17% dos alunos da oitava série do país conseguiram alcançar um nível igual ou superior ao de proficiência em história norte-americana. A CPB avaliou que isso representava uma crise nacional e financiou a criações de projetos inovadores multiplataformas que poderiam efetivamente – de forma mensurável – melhorar o aprendizado, envolvendo os alunos no ambiente que eles frequentem com regularidade, ou seja, no mundo dos games e dos jogos digitais.

comkids – E qual foi a avaliação da eficiência real do Mission US?

SS – Em 2011, o Centro de Educação para o Desenvolvimento (ECD, na sigla em inglês) realizou um grande estudo de pesquisa para examinar o uso de Mission US pelos 1.118 estudantes de sétimo e oitavo graus de 50 escolas de todo o país. O estudo constatou ganhos mensuráveis em conhecimento histórico e habilidades e rendeu um feedback positivo por parte dos professores. Um resumo das principais conclusões do estudo sobre o primeiro jogo de Mission US (“For Crown or Colony?”) está disponível na web.

comkids – Vocês têm outros materiais crossmedia para Mission US?
SS – Para ajudar os educadores a integrar o jogo de forma eficiente no currículo, no escopo e na sequências dos planos de aula, o site do Mission US fornece aos professores um conjunto de recursos e materiais, como questionários (document-based questions -DBQs), uma grande lista de fontes primárias, atividades, ferramentas de vocabulário, normas de escritas, recursos visuais, informações de background dos personagens e dos eventos históricos retratados nos jogos.
O site ainda oferece vídeos de desenvolvimento profissional que mostram como os professores podem utilizar os jogos Mission US em sala de aula. E, além disso, está no website um quiz game, o Think Fast! About the Past. Também disponível em aplicativo para iPads e Android tablets. Esse jogo reforça a experiência educativa dos alunos, fornecendo informações históricas e culturais adicionais sobre os períodos em que as missões acontecem.