Novidades

Por: comKids (Redator)

Últimos dias de inscrição para o festival comKids que vai trazer a São Paulo mostras competitivas e debates sobre conteúdos audiovisuais e interativos de qualidade produzidos para o público infantojuvenil na América Latina. O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano será realizado de 17 a 21 de agosto no Sesc Consolação e no Goethe-Institut. Inscreva-se aqui.

Uma comissão internacional de profissionais do meio audiovisual e digital definiu os finalistas entre os 241 conteúdos inscritos (televisão, cinema, web, aplicativos e sites) e os ganhadores do festival serão definidos pelo público após as mostras competitivas. Acompanhe algumas novidades na programação deste ano:

Conteúdos curtos – Nova categoria criada para conteúdos de até 3 minutos e 59 segundos. Conteúdos curtos incluem clipes musicais, interprogramas de canais e pequenas séries produzidas na web e em diferentes mídias.

Workshops – Inscrições esgotadas
Dia 20/8 (19h30) “Desenvolvimento de Apps e experiências interativas para crianças”, com Anne-Sophie Brieger, diretora de conteúdo do Canadá e gerente da Sago-Sago (criação de aplicativos pré-escolares). No Senac Consolação.
Dia 22/8 (10h) “Histórias fortes para crianças fortes”, com Maya Goetz, diretora da Fundação Prix Jeunesse (Alemanha), especializada em meios de comunicação, infância e juventude. No Sesc Consolação.

maya_goetz_do_que_as_criancas_estao_dando_risada

Foto: Maya Goetz, Diretora do Prix Jeunesse Internacional e do IZI, comKids 2013. Cred. da foto: Danila Bustamante

Prêmio de Diversidade – Conteúdos que valorizam a diversidade sob o ponto de vista infantojuvenil terão um prêmio especial. Um júri foi convidado para eleger a produção com a abordagem mais inovadora sobre direitos humanos, respeito, inclusão e diferenças.

O Olhar das Crianças – O festival 2015 também recebeu inscrições de produções realizadas por crianças. São conteúdos com a marca do olhar e da linguagem infantis vindos de países como Peru, Venezuela e México. Entre as produções também está um game desenvolvido por um menino brasileiro de 11 anos de idade.

Conversas comKids – Ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência no Sesc Consolação. São mesas de debate com profissionais do audiovisual, da literatura, Educação, da pesquisa acadêmica, entre outras áreas afins com o universo infantojuvenil.

Dia 18/8 (19h30) – “Juventude e direitos humanos: uma experiência da África do Sul”
Dia 18/8 (20h30) – “Diversidade e potência das infâncias e juventudes”
Dia 19/8 (14h30) – “Iniciativas latino-americanas: projetos, processos e plataformas”
Dia 19/9 (19h) – “Novas gerações, novos conteúdos, outros modos de ver”
Dia 20/8 (20h30) – “Narrativas e Representações”
Para saber mais sobre as Conversas comKids e seus convidados, clique aqui.

Júri infantil e adolescente – Crianças e adolescentes são convidados pelo festival para assistir às produções finalistas e eleger um vencedor em prêmio especial. Nesta edição, alunos do Colégio Cervantes, do projeto Sesc Curumim e de escolas ligadas ao projeto Nepso do Instituto Paulo Montenegro vão participar do júri.

2013 (2)

Foto: Júri infantil do Colégio Miguel de Cervantes. comKids 2013. Cred. Danila Bustamante

Conheça a programação completa do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano

Foto do destaque: Sonhos, Dir.: Haroldo Borges – Plano 3 filmes – Salvador – produção finalista da categoria 7 -11 ficção do festival 2015