Novidades

Por: comKids (Redator)

O desafio estava lançado: produzir filmes de não ficção de qualidade para o público infantojuvenil e com histórias de crianças e jovens brasileiros. Esse foi o chamado feito em 2015 a produtores, diretores, roteiristas e pesquisadores nacionais na convocatória “Minha vez”, em uma iniciativa da organização não governamental holandesa Free Press Unlimited, em parceria com o Midiativa / comKids. Ao final da seletiva em um processo enriquecedor, dois projetos, com histórias potentes, saíram vencedores, e os filmes, até agora inéditos, poderão ser vistos em première dentro do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, que acontece de 14 a 20 de agosto, em São Paulo. Os documentários serão exibidos também na rede de notícias Wadada, News for Kids, que hoje cobre 20 países ao redor do mundo.

A Sessão Especial “Minha vez” será no dia 16 de agosto, das 20h às 22h, no Sesc Consolação, e está aberta ao público participante do festival. Para fazer sua inscrição gratuita, bastar acessar o link abaixo.

** Clique aqui para realizar sua inscrição nas sessões especiais do evento.

Na ocasião, serão exibidos os dois documentários financiados pela convocatória: “Kunumi, o raio nativo”, direção de Mauro D`Addio, Hora Mágica Produções Audiovisuais, e “Respeito”, dirigido e produzido por Ana Pacheco. Além da exibição dos filmes, também haverá debate, com a presença do diretor da Free Press Unlimited, Jan-Willem Bult, dos diretores dos filmes selecionados e de Beth Carmona, diretora do comKids. Também estarão na sessão os protagonistas dos documentários: o adolescente indígena que se destaca pela luta em prol dos guaranis, Werá Jeguara Mirim, e Kayllane Coelho, a menina que virou símbolo de resistência contra a intolerância religiosa após um drama pessoal. Acompanhe a seguir mais informações sobre os curtas vencedores da convocatória.

Kunumi, o raio nativo

KUNUMI_PRESS_SHOW2

Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 um garoto rompe o protocolo e abre uma faixa pedindo a demarcação de terras indígenas. Werá – filho da etnia Guarani – também conhecido como Mc Kunumi, é um adolescente, escritor, compositor e cantor de rap, que nasceu e viveu na aldeia do Krukutu, no extremo sul da cidade de São Paulo.
“Kunumi, o raio nativo” apresenta a vida e a luta deste jovem, em pleno século XXI, em uma aldeia dentro da maior cidade da América do Sul. Premiado no concurso “Minha Vez”. Segundo lugar no Youth Jury do Prix Jeunesse International 2016 (Alemanha) e “Melhor Documentário” e menção especial do júri prêmio SIGNIS do festival Divercine (Uruguai).

Ficha técnica
Apresentando: Werá Jeguaka Mirim
Coprodução: Free Press Unlimited | Hora Mágica Produções Audiovisuais
Produção: Jan-Willem Bult | Mauro D`Addio
Suporte de Produção: Chermène Fisser | Beth Carmona
Direção e Roteiro: Mauro D`Addio
Direção de Fotografia: Otávio Pupo
Edição e Desenho de Som: Fernando Watanabe

Respeito

KAYLLANE_1
Em junho de 2015 Kayllane Coelho levou uma pedrada quando saía de um culto de candomblé. Na época, a menina tinha apenas onze anos e viu sua vida mudar completamente. Ela e sua avó Katia Marinho, que é mãe de santo, viraram porta-vozes da luta contra a intolerância religiosa. “Respeito” acompanha o dia a dia de Kayllane, sua relação com os amigos na escola, com a espiritualidade e com a família. Enquanto ensaia um discurso para receber um prêmio em homenagem às crianças de axé, ela reflete sobre o ocorrido.

Ficha técnica
Apresentando: Kayllane Coelho
Coprodução: Free Press Unlimited | 3 Tabela Filmes
Produtores: Jan-Willem Bult | Ana Pacheco
Direção e roteiro: Ana Pacheco
Direção de fotografia: Alex Araripe
Edição: Eva Randolph/ Itauana Coquet
Produção: Izabella Faya/ Fernanda Reznik/ Raquel Tamaio
Assistência de produção: Bram Truijen, Chermène Fisser, Michele Horta, Clara Chaves
Consultora de conteúdo: Beth Carmona
Pós-produção: Fernando Sequeira
Captação de som: Robertinho Oliveira
Trilha original: Ricardo Cotrim

Sobre a Free Press Unlimited
Free Press Unlimited é uma organização não-governamental holandesa que promove projetos de mídia em 39 países ao redor do mundo. “People deserve to know” (As pessoas merecem saber) é o lema da fundação que prima pelo direito à informação e a notícias de qualidade. A Free Press Unlimited apoia jornalistas em zonas de guerra e áreas de conflito, entre outros projetos. É criadora da rede Wadada, News for Kids.

Sobre a Rede Wadada
Projeto da Free Press Unlimited, Wadada, News for Kids é uma rede de cooperação crossmedia que opera em todo o mundo, com publicações em 12 idiomas. Atualmente, 20 países já realizam produções de notícias online e na TV para o público infantojuvenil e o Wadada ainda conta com o apoio de correspondentes. Fazem parte da rede: Bangladesh, Bolívia, Brasil, Birmânia, Equador, Egito, Gana, Indonésia, México, Nepal, Holanda, Nicarágua, Peru, Serra Leoa, África do Sul, Suriname, Ucrânia e Zâmbia. A rede Wadada é coordenada pelo diretor, escritor e produtor Jan-Willem Bult (Holanda), especialista em programas infantojuvenis.
Sessão especial – Projeto “Minha vez” (não ficção)
Dia 16 de agosto, das 20h às 22h
No Sesc Consolação
Sessão aberta ao público do festival

Para conhecer mais sobre a programação do evento, acesse aqui.