Novidades

Por: comKids (Redator)

Em agosto de 2016, celebrou-se 5a edicção do Festival Internacional de Cine para Niños, Niñas y Adolescentes Ojo de Pescado, que acontece em Valparaiso (Chile). O evento foi uma bela experiência para conhecer produções audiovisuais feitas para e por crianças na América Latina e reuniu crianças, produtores, diretores, profissionais do setor educativo, entre outros.

Nos dias de festival, as crianças da região de Valparaiso, cujo centro foi declarado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, puderam assistir, nas salas de cinema, os conteúdos em competição e os filmes recentes nas funções de mostra não competitivas.

O sucesso do evento vem sendo confirmado edição após edição, segundo nos conta a diretora do festival, Alejandra Fritis, “nós levantamos uma proposta de festival de cinema, de conteúdo, de educação artística, mas não sabíamos se teríamos uma boa recepção no público ao que queríamos chegar, que eram as crianças, principalmente”. E completa “nos transformamos em uma referência em nível nacional, em que todos os professores, os jovens e as crianças que estão trabalhando com o audiovisual nas escolas querem ser parte do Ojo de Pescado”.

1_MG_3651

Fotos, gentileza do Festival Ojo de Pescado. Registro fotográfico de Marilyn Godoy.

1_MG_3859

Fotos, gentileza do Festival Ojo de Pescado. Registro fotográfico de Marilyn Godoy.

Além da competição profissional, Ojo de Pescado também possui um forte trabalho com jovens e adolescentes realizadores de audiovisual. Este acontece por meio de oficinas educativas, impartidas pela equipe do festival e por profissionais educativos e do setor audiovisual.

Veja a lista completa com os ganhadores da competição (profissionais e feitas por crianças, adolescentes e jovens). Veja abaixo os ganhadores das competições profissionais de curtas e longa-metragens.

COMPETIÇÃO PROFISSIONAL INTERNACIONAL

Melhor curta-metragem de ficção para crianças: Daan Durft, Holanda

Por sua alta qualidade técnica e por abordar conteúdos que inspiram a superar obstáculos e a refletir sobre a forma com a qual enfrentamos os problemas.

Daan-Durft-e1472504769105-768x374

Daan Durft, Mari Sanders, Holanda

Melhor curta-metragem de animação para crianças: “O trompetista”, México

Por uma história que ressalta os valores artísticos, os senitmentos e convicções pessoais. Destacamos uma depurada qualidade técnica.

eltrompetista-768x432

El trompetista, Raul Morales, México

Melhor curta-metragem sobre infância e adolescência: “The chicken”, França.

Por evidenciar a perda de direitos fundamentais das crianças em situação de guerra. Pela intensidade emocional que se transmite no roteiro e nas atuações e por sua alta qualidade técnica, pondo ênfase na fotografia e câmera.

82-frame1_THE-CHICKEN-2-768x327

Melhor longa-metragem para crianças: “O menino e o mundo”, Brasil

Por sua grande qualidade estética, artística, técnica e conceitual. pela potência do conteúdo e pela mensagem que convida a refletir sobre a infância e como é afetada pelo desenvolvimento econômico, humano e social.

Menino_Mundo_13-768x432

O MENINO E O MUNDO, Alê Abreu, Brasil

Trabalho educativo

comKids esteve presente no Festival Ojo de Pescado, oferecendo uma oficina educativa cujo título foi “Os diferentes papeis do protagonista na produção audiovisual”. A atividade foi oferecida por Daniel Leite e teve a participação de cerca de 15 jovens e adolescentes, participantes da competição de jovens cineastas.

IMG_0945

Atividade “Os diferentes papeis do protagonista na produção audiovisual”, 2016.

É possível assistir alguns dos vídeo que foram feitos nas oficinas educativas do festival abaixo. Grande parte das atividades foram feitas alguns meses antes do festival

Descensor (documentário)

El cerdo empresario (stop-motion)

Giro (documentário)

La furia de Millalobo (curta-metragem em cinema de sombras)

Este curta foi produzido pelas crianças das escolas Los Robles e Capilla de Lourdes, ilha Chelin, comuna de Castro, província de Chiloé, Região dos Lagos, Chile.

Veja o spot de abertura do festival.

Foto do destaque: Valparaiso, foto extraída de https://www.ci.com.br/