Novidades

Por: comKids (Redator)

Evento carioca reúne e premia produções audiovisuais feitas por crianças

O Festival Internacional Pequeno Cineasta – FIPC tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro.

20160204_spcine_foto_sylvia_masini-12

Foto: Festival Pequeno Cineasta, divulgação.

Os filmes participantes do Pequeno Cineasta devem ser realizados por crianças e jovens entre 8 e 17 anos e os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens. Os filmes devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação.

Na produção e realização dos filmes jovens de diferentes idades podem trabalhar, contanto que os membros do grupo estejam entre as idades de 8 a 17 anos. Nesse caso, a categoria na qual o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho.

Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

Leia as informações da competição completas no regulamento, clicando aqui.

Formato do material

Os filmes devem ser enviados em arquivo digital .mov ou .mp4 com resolução mínima de 640×480 e compressão H264. Os filmes devem ter no mínimo 1 minuto de duração e no máximo 10 minutos, incluindo o título e créditos finais, podendo ser do gênero ficção, documentário, experimental e animação.

Inscrições

As inscrições são gratuitas. O período está aberto do dia 20 de abril até o dia 18 de julho de 2016. As inscrições deverão ser realizadas através de formulário eletrônico disponível no site do Festival.

jovens

Foto: Festival Pequeno Cineasta, divulgação.

Foto do destaque: Festival Pequeno Cineasta, divulgação.