Novidades

Por: comKids (Redator)

No contexto da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, o Goethe-Institut, em parceria com o A MAZE., festival internacional de jogos independentes e artemídia de entretenimento de Berlim, convida para o Game Jam “sobre”viver em Berlim. O evento reunirá durante 48 horas cerca de 50 desenvolvedores com a missão de criar jogos digitais que despertem a vontade de conhecer Berlim e aprender alemão. A ênfase do Game Jam está na diversão de desenvolver um jogo, já que o objetivo é realizar um game experimental dentro de um curtíssimo período de tempo. O evento terá como convidada especial a alemã Lea Schönfelder, cujo game “Perfect Woman” foi apresentado em festivais internacionais e indicado para o Independent Games Festival Nuovo Award 2014. Os jogos criados durante o evento serão apresentados pelas equipes, disponibilizados para jogo e depois avaliados por um júri composto de artistas, programadores e especialistas alemães e brasileiros. Os três melhores jogos serão exibidos no festival A MAZE./Berlin 2014 e no evento ComKids Inovação.

Informações sobre os organizadores:

Goethe-Institut: tem atividades no mundo todo como instituição cultural da República Federal da Alemanha e promove o aprendizado da língua alemã no exterior, além de fomentar a Cooperação Cultural. O Instituto difunde um retrato abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política do país. Com uma rede de Institutos, Centros Goethe, associações, salas de leitura e centros de exame e ensino, está presente em 87 países. No Brasil encontram-se cinco institutos, um Centro Goethe e seis associações culturais. O Goethe-Institut promove o intercâmbio cultural por meio de eventos nas áreas de cinema, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura. Para tanto, aproveita a diversidade de nossa sociedade moderna e aberta e une suas experiências e ideias com as de seus parceiros no Brasil.

A MAZE.: é um selo independente e internacional, que desenvolve e realiza eventos públicos dedicados aos Jogos e à Artemídia em geral. Desde 2008 vem celebrando a convergência entre game e arte. A MAZE. é um espaço aberto a interação coletiva, com midias eletrônicas e analógicas, por meio da arte, dos jogos e do discurso. Além da apresentação de games digitais e experimentais, A MAZE. encoraja artistas a desenvolver novas interfaces e associa-os às novas artes midiáticas.

Thorsten S. Wiedemann (Alemanha): é fundador e diretor executivo do selo A MAZE. Combina habilmente os campos dos games e da arte digital em eventos culturais criativos. Atualmente trabalha em dois festivais anuais: “A MAZE. / Berlin” e “A MAZE. / Johannesburg”. Seu objetivo é divulgar no mundo a surpreendente cultura dos games independentes que preenche a lacuna entre jogos, arte e tecnologia.

Informações sobre a convidados:

Lea Schönfelder (Alemanha): é animadora e designer de jogos. Seus jogos lidam, na maioria das vezes, com questões acerca de gênero, ética e experiências cotidianas, despertando freqüentemente o debate publico. Seu jogo “Ulitsa Dimi-trova”, por exemplo, foi tema de discussão na Duma Federal para ser proibido para a audiência russa. Seu último jogo “Perfect Woman” acabou de ser nomeado para o Independent Games Festival Nuovo Award 2014.

Ricardo Palmieri (artista convidado e indicado pelo comKids): Artista, produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para produção artística. Desde 1998 vem dialogando com as potencialidades do uso do computador nos processos de produção de sistemas ubíquos e interativos.

Informações sobre os parceiros:

O evento ‘GameJam : “sobre”viver em Berlim’ está sendo realizado em parceria com o ComKids, uma iniciativa pela qualidade e criatividade na mídia infantil, a Casa da Cultura Digital e o Coletivo Jogo Limpo, que realiza projetos e intervenções que utilizam games e tecnologias lúdicas para o desenvolvimento humano.

Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014: a Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014 é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, o Goethe-Institut (GI), o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os patrocinadores premium da Temporada são Allianz, BASF, Bayer, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF. No Brasil, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Evento: Game Jam: “sobre”viver em Berlim

Data: 13.03.14 (qui), 16h, até 15.03.14 (sáb), 18h

Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo

Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP

Inscrições encerradas

Cobertura completa no comKids.