Novidades

Por: Giovana Botti (Redator)

O Festival de Cinema de Tribeca, conhecido pelas apostas em filmes e técnicas independentes, tem uma novidade nesta edição de 2014. A premiação Games for Change (G4C) passa a fazer parte da programação este ano e vai eleger os jogos digitais de maior impacto social positivo em áreas como educação, cultura e ações humanitárias.

A combinação dos dois eventos faz todo sentido. O festival de Tribeca tem como fundadores o ator Robert de Niro, a produtora de filmes Jane Rosenthal e o marido, o investidor Craig Hatkoff. Foi criado em 2002, ainda sob a poeira dos atentados do ano anterior em Nova York, para revitalizar e celebrar a efervescência cultura da região de Lower Manhattan. Desde então, se consolida como polo de inovação no cinema.

Do cinema para outras mídias, o festival de Tribeca também se anuncia como espaço para boas narrativas em outras plataformas e abre a programação para coders, gamers e hackers. E o mercado cresce a galope nos Estados Unidos. Segundo dados da Associação de Softwares Eletrônicos, 58% dos norte-americanos jogam videogame. E a idade média dos jogadores aumentou para 30 anos de idade. No Brasil, estima-se que o mercado já esteja perto de 3 bilhões de dólares.

As produções são cada vez mais sofisticadas e o potencial dos games como plataforma cultural se valoriza. De acordo com a organização do festival de Tribeca, a inclusão do Games for Chance Festival na Semana de Inovação do evento reforça esse conceito e valoriza o storytelling, além das telas do cinema e dos formatos de vídeo mais tradicionais.

Games for Change

Criado em 2004, o Games for Change (G4C) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que estimula a criação e distribuição de jogos de responsabilidade social. Já promove o maior evento de games de Nova York e ainda replica experiência em outras partes do mundo.

O festival de 2014 vai eleger os melhores nas categorias: game de mais impacto significativo, de mais inovação, de melhor “gameplay” (jogabilidade) e o game do ano.  Para ver a relação completa dos indicados, clique aqui.

Entre os concorrentes estão alguns destaques, como o Migrant Trail, um jogo de simulação sobre a vida na fronteira EUA-México e os conflitos entre migrantes e agentes de patrulha da região.

Também concorre este ano o game Mission US, que tem missões interativas para que o jogador assuma o papel de adolescentes em diferentes períodos históricos dos Estados Unidos.

A despeito dos estereótipos e das discussões que reduzem as produções de games a jogos de violência e pura adrenalina, a G4C estimula o potencial positivo da interação digital. São jogos em que a diversão é só o caminho e a empatia pode estar a reboque de novos aprendizados. Para conhecer os vencedores da edição de 2013, clique aqui.

O Festival Tribeca 2014 vai até o dia 27 de abril em Nova York. O festival Games for Chance acontece dentro da programação do evento, de 22 a 26 de abril.

Links relacionados:

Games for Change no Brasil

Censo inédito dos games no Brasil