Novidades

Por: comKids (Redator)

Até o dia 31 de agosto o Sesc Interlagos estará realizando a exposição “Grimm Agreste”, que integra a obra dos folcloristas alemães com as xilogravuras nordestinas de José Borges.

A obra literária dos irmãos Grimm (séc. XVIII – XIX) é uma referência chave para os estudiosos de literatura, folclore e Tradição Oral, além de escritores. Os contos e fábulas que eles compilaram foram lidos e relidos por gerações ao redor do globo, algumas delas (como “A bela Adormecida”) chegando a ganhar animações em vídeo pela Disney e sendo vistas por milhares de pessoas.

Os irmão Grimm, em pintura de Elisabeth Jerichau-Baumann (1855).

Os irmão Grimm, em pintura de Elisabeth Jerichau-Baumann (1855).

A fonte de sua inspiração, porém, não pode ser esquecida: é a voz da cultura popular de diversas gerações de contadores de histórias infantis que pulsa por detrás dos contos de Grimm.
Assim como eles, no Brasil temos o artista José Borges, um dos representantes das artes populares, em especial a da cultura dos versos da literatura de cordel. Da união da obra dessas duas fontes artísticas, surgiu a exposição “Grimm Agreste“, que está em cartaz no Sesc Interlagos.

J. Borges em seu ateliê de xilogravura no Memorial J. Borges em Bezerros, Pernambuco. Foto: Francisco Moreira da Costa

J. Borges em seu ateliê de xilogravura no Memorial J. Borges em Bezerros, Pernambuco. Foto: Francisco Moreira da Costa

Com apoio cultural da editora Cosac Naify e do Instituto Goethe e chancelada no Ano da Alemanha no Brasil, a exposição se espalha pelas áreas internas e externas do Sesc Interlagos, como em um grande reino fantástico. Diversos ambientes mágicos foram construídos para o desenvolvimento de atividades e são ligados por trilhas narrativas e sensoriais, que atravessam os espaços ao ar livre da unidade. Internamente, serão expostas as matrizes das xilogravuras criadas por J. Borges.
A exposição é um convite a uma experiência sensível ao oferecer diferentes perspectivas e estímulos para a fruição da vivência artística, individual e coletiva, dilatando-se pelo espaço, através do imaginário das narrativas populares.

Chapeuzinho vermelho, em ilustração de Arthur Rackham (1867 - 1939)

Chapeuzinho vermelho, em ilustração de Arthur Rackham (1867 – 1939)

O Sesc Interlagos realiza agendamento gratuito para grupos organizados (escolas, instituições, entidades, associações, entre outros) para visitas com ou sem mediação na Exposição pelo e-mail grimmagreste@interlagos.sescsp.org.br.

Serviço
Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo – SP, 04821-270
(11) 5662-9500

Visitas com mediação
De 21/02 a 28/08/2014.
De Quarta a Domingo e Feriados, mediante disponibilidade de vagas.
Manhã: 09h30 às 11h30;
Tarde: 14h00 às 16h00.

Visitas sem mediação
De 21/02 a 31/08/2014.
De Quarta a Domingo e Feriados, das 10 às 16h30.

grimm-agrestefoto