Novidades

Por: Filipe Jahn (Redator)

Cartoon Network promove campanha de prevenção sobre essa prática de violência

As ações para prevenir o bullying precisam, necessariamente, saber se comunicar com os principais envolvidos: as crianças e jovens. Com essa perspectiva, o canal Cartoon Network (CN), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seesp), lançou cartilhas sobre o tema, parte da campanha Chega de bullying, não fique calado lançada na América Latina em 2011.

Esse material, que também é dirigido a pais e professores, será distribuído para os 4,2 milhões de alunos da rede estadual de São Paulo. No início das aulas de cada turno, os educadores das mais de 5 mil escolas do estado vão falar sobre a importância da participação de todos e solicitarão que seus estudantes assinem virtualmente o compromisso no site da campanha. Além disso, até o início de 2014, a Seesp, treinará os educadores para potencializar o uso do material.

Outra iniciativa da campanha são dois vídeos produzidos para serem divulgados em diversos canais, como televisão, web, redes sociais e escolas, que atinjam o público infantojuventil. Construído sob a perspectiva de meninos e de meninas, as peças têm o objetivo de mostrar às crianças e aos adolescentes como elas podem ter muitos interesses em comum, ainda que tenham diferenças.

Durante o lançamento do kit, que aconteceu em uma escola estadual da capital paulista, o vice-presidente sênior e gerente geral do Cartoon Network América Latina, Barry Koch, destacou que toda a campanha está organizada para ocorrer a longo prazo. “Estamos tentando sensibilizar para esse problema nos últimos 18 meses. Com o material, nossos parceiros e especialistas que trabalham em escolas e comunidades podem dar um passo adiante, dando apoio prático para as escolas que lutam com a questão”, completou.

Além da secretaria de educação de São Paulo, o material desenvolvido pela CN teve o apoio da Secretaria de Educação da Cidade do México, as ONGs Plan International e Visão Mundial, e a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Para os interessados, as apostilas podem ser acessadas e descarregadas gratuitamente no site da campanha e no Portal da Educação do Estado. Uma tiragem impressa limitada pode ser encontrada por meio dos parceiros da campanha.

Os vídeos da campanha também serão exibidos na Mostra ComKids, na abertura das sessões. A Mostra acontecerá no Espaço Itaú de Cinema|Augusta, nos dias 1, 2, 8 e 9 às 14h.