Novidades

Por: comKids (Redator)

No último 30 de junho, aconteceu no Cine Arte (SP) o lançamento do projeto MINHA VEZ. Com a presença de 86 profissionais da produção independente brasileira, a iniciativa busca histórias de não ficção para crianças e jovens brasileiros. A organização está por conta da organização não governamental holandesa Free Press Unlimited, em parceria com o comKids. A convocatória foi apresentada durante o evento, que levantou a discussão sobre formatos e temáticas documentais dirigidas ao publico de 8 a 14 anos com 86 profissionais presentes, entre produtores, diretores e roteiristas.

Os procedimentos e requisitos do projeto, incluindo a inscrição de propostas, o desenvolvimento, a pesquisa, a produção, captação e finalização dos documentários de 15 minutos de duração foram apresentados pela FPU, bem como um cronograma de ações fundamentais que deverão ser realizadas pelas casas produtoras interessadas em participar dessa coprodução de caráter internacional.

Os dois melhores projetos serão escolhidos por uma comissão de jurados formada pela Free Press, o comKids e a TV Cultura. Ambos serão contemplados com um financiamento de R$50 mil reais cada um. O anúncio dos 4 melhores projetos serão feitos no dia 17 de agosto, na cerimônia de abertura do Festival comKids – Prix Jeunesse iberoamericano e os dois contemplados serão anunciados na cerimônia de premiação do Festival, no dia 21 de agosto.

As inscrições deverão ser feitas preferencialmente em inglês através do endereço [email protected] e é possível enviar projetos até o dia 4 de agosto às 18h. Poderão participar apenas as produtoras que tiveram representantes no evento.

Para o processo de “pitch” da ideia pretendida, as informações deverão ser enviadas em um documento único em PDF, contendo:

– Suggested title (O título sugerido)
– Logline, max. 3 sentences (Logline com um máximo de 3 linhas)
– Synopsis, 500-1000 words (Sinopse de 500 a 1000 palavras)
– Main character description, including pictures of different expressions and movements, 400 to 600 words
(Descrição do personagem protagonista, que deve ter entre 11 e 13 anos, em 400 a 600 palavras, incluindo fotos com diferentes expressões e movimentos)
– Sub characters description, including pictures, 100-200 words p/ character (Descrição de personagens secundários, com 100 a 200 palavras por personagem, incluindo fotos)
– Shooting locations description, including pictures, 75-150 words p/location (A descrição das locações, com 75 a 150 palavras por locação, incluindo fotos )
– CV of the producer/production company (CV da produtora independente (empresa)
– CV of the director (CV do diretor )

Resultados

Quatro projetos finalistas serão anunciados no dia 17 de agosto, na abertura do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015 (Goethe-Institut SP), e, no dia 21 de agosto, na Cerimônia de Premiação do Festival (que acontece no Sesc Consolação), os dois projetos ganhadores serão revelados.

Faz parte do acordo de coprodução, a exibição dos documentários na TV Rá-Tim-Bum e nas demais emissoras internacionais parceiras do WADADA News for Kids, programa da Free Press Unlimited.

Cronograma previsto

04 de agosto – deadline para a entrega de propostas até às 18h
17 de agosto – anúncio das quatro melhores propostas na Cerimônia de Abertura do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015
21 de agosto – anúncio dos 2 ganhadores na Cerimônia de Encerramento do mesmo Festival
22 de agosto – assinatura de contrato de coprodução entre a FPU e empresas produtoras premiadas
15 de setembro – entrega de um plano de filmagem com detalhes das cenas (o modelo será disponibilizado)
Outubro – planejamento e captação do documentário
Novembro – pós-produção
20 de novembro – primeira versão, primeiro corte acompanhado de script em inglês
27 de novembro – segunda versão e corte final, acompanhado de script em inglês
Dezembro – exibição no Reporter Rá Teen Bum, Brasil
Janeiro – exibição no Peru, Nicarágua, Suriname, Bolívia, África do Sul, Zâmbia, Gana, Indonésia, Bangladesh, Nepal, Burma, Serra Leoa, na Toon Goggles (EUA) e no Egito.

Sobre a Free Press Unlimited
Fundada em 2011, a Free Press Unlimited trabalha com o direito à informação e o amplo acesso e distribuição de notícias corretas, imparciais e confiáveis, contando para isso com boas fontes de informação. Baseada em Amsterdã, Holanda, essa fundação de caráter não governamental, tem como diretores-executivos Leon Willems e Ruth Kronenburg e conta com uma equipe de 44 profissionais, além de muitos parceiros e voluntários. Presente em mais de 36 países, a equipe coordena projetos por todo o mundo, o que inclui projetos de mídia dedicados a crianças e jovens, por entender que a formação nos primeiros anos de vida é fundamental para que as crianças cresçam e se desenvolvam integralmente e que possam ter uma noção melhor do tamanho e complexidade do mundo.
Entre as principais instituições e empresas que dão suporte e patrocínio para a organização estão: a União Européia, o Ministério de Relações Internacionais da Holanda, o Dutch PostCode Lottery (o correio holandês), o Green Host, a Internews, entre outras organizações de prestígio mundial.

Sobre WADADA News for Kids
Entre os vários projetos que a Free Press Unlimited realiza está o jornalismo infantojuvenil WADADA News for Kids , uma rede de noticias dedicada às crianças com reportagens realizadas a partir do ponto de vista infantil e com uma linguagem amigável a esse público. Esse projeto circula em diferentes países, incluindo as zonas de conflito e tem como foco em inovação e mídia de qualidade para crianças e adolescentes. WADADA tem alcançado êxito na América Latina e, hoje, a rede já está ativa em Bangladesh, Burma, Bolívia, Brasil (em parceria com a TV Cultura e TV Rá Tim Bum, SP), Gana, Indonésia, Libéria, Nepal, Nicarágua, Peru, Serra Leoa, África do Sul, Suriname, Egito e Zâmbia.

IMG_0273

Foto: Evento de lançamento no Cinearte, 30 de junho.

IMG_0256

Foto: evento de lançamento no Cinearte, 30 de junho.

 

IMG_2445

Foto: Free Press Unlimited. Evento de lançamento no Cinearte, 30 de junho.