Novidades

Por: comKids (Redator)

Produtores e diretores de TV e de cinema que fazem produções sobre atualidades e realidades infantis estão no comKids não ficção, no dia 23 de setembro, no Goethe-Institut, em São Paulo, para falar de seus projetos e desafios. O evento tem um dia inteiro de programação dedicado a debates, mostras e conta ainda com uma masterclass oferecida por Kez Margrie, produtora executiva da CBBC, canal infantil público da Inglaterra. Clique aqui para conhecer toda a programação. As inscrições estão encerradas.
Os relatos de experiências do evento versam sobre os projetos de não ficção da convocatória Minha Vez, iniciativa do comKids em parceria com a Free Press Unlimited, assim como o telejornal infantojuvenil Repórter Rá Teen Bum e a série alemã Logo!. As apresentações começam às 14 horas e a mediação é de Beth Carmona, presidente do Midiativa e diretora geral do comKids. Confira abaixo os diretores e produtores que estarão nos relatos de experiências do comKids não ficção.

Relatos de experiência, projeto Minha Vez, Repórter Rá-Teen-Bum e Logo! – comKids não ficção, Goethe-Institut SP, 23 de setembro, 14h

Mauro D’Addio (Kunumi, o Raio Nativo, Hora Mágica Produções)

Mauro

Mauro D’Addio, divulgação.

Mauro D’addio é o diretor de “Kunumi, o Raio Nativo”, documentário infantojuvenil vencedor da convocatória Minha Vez de produções audiovisuais de não ficção, realizada em parceria com a Free Press Unlimited e o comKids. O documentário acompanhou de perto a vida e as reflexões de Werá, adolescente indígena que fez um protesto por demarcação de terra durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2014, no Brasil. “Kunumi, o Raio Nativo” foi finalista do Prix Jeunesse Internacional 2016 (Alemanha), na categoria 11 a 15 anos não ficção. Mauro D’addio é formado em comunicação, especializado em cinema pela FAAP, escritor de roteiros e diretor audiovisual. Entre suas produções estão também: “O morro da guerra eterna” (2011). “A menina do mar” (2010) e “Educador nota 10” (2014).
Ana Pacheco (Respeito, 3 Tabela Filmes)

foto+ana2

Ana Pacheco, divulgação.

Ana Pacheco é a diretora do curta “Respeito”, projeto também selecionado na convocatória Minha Vez. “Respeito” trata da história de uma menina de 12 anos, vítima de um episódio de agressão no Rio de Janeiro por intolerância religiosa. A diretora Ana Pacheco é formada em comunicação social, mestre em antropologia e especializada em roteiro de cinema. Coordenadora do Núcleo Criativo Caleidoscópio. Escreveu as duas primeiras temporadas de “Gaby Estrella”, série indicada ao Emmy Kids.

Ida Iervese (Repórter Rá-Teen-Bum, TV Rá-Tim-Bum)

ida

Ida Iervese, divulgação.

Coordenadora-geral do canal TV Rá Tim Bum desde 2013, Ida Iervese vai falar da experiência do programa Repórter Rá-Teen-Bum, noticiário voltado ao público infantojuvenil e que estreou na TV Rá-Tim-Bum em 2016. O programa é parte do projeto internacional WADADA – News For Kids Network, criado pela ONG Free Press Unlimited, da Holanda. Ida Iervese é comunicadora social com experiência em criação, desenvolvimento e produção de conteúdo audiovisual. Atuou como coordenadora-geral de produção da TV Rá-Tim-Bum (TV Cultura – Fundação Padre Anchieta) por oito anos.

Markus Moerchen (Logo! ZDF, Alemanha)*

moerchen

Markus Moerchen, divulgação.

* Relato por vídeo
“Logo!” é um programa da ZDF (emissor pública de televisão da Alemanha), que explora o formato do noticiário infantil em formatos de até dez minutos. O conteúdo vai ao ar todos os dias e sua realização é rica em animação. Dessa forma, assuntos complexos se tornam mais didáticos para as crianças. Markus é editor sênior da série. Além da atuação nesse programa, prepara material didático para escolas na área de estudos midiáticos assim como oferece formação a profissionais de comunicação.

Foto do destaque: Kunumi, o raio nativo (Mauro D’Addio, Hora Mágica Produções e Free Press Unlimited).