Colunista

Latin Lab

Por: Latin Lab

A cidade de Villa María, Córdoba, na Argentina, prepara-se para pôr em funcionamento a TECNOTECA TV – El canal de los niños, uma emissora que transmitirá programação feita por meninos e meninas. Chega assim à comunicação audiovisual uma prática participativa da infância e da adolescência que nessa cidade tem um desenvolvimento singular, inédito no país.

latinlab4_lavoz21-08-2015

Foto: Tecnoteca TV, extraído do jornal lavoz.com.ar (21-08-2015).

“Será um canal de televisão de crianças, para crianças” declarou Silvia Longo, presidente da Universidade Popular à comunanet.ar, um organismo do município de Villa María que trabalha intensamente na geração de espaços para que meninos e meninas exerçam os direitos previstos na legislação vigente, começando pela Convenção dos Direitos da Criança.
Em julho de 2015 estavam em marcha as obras de acondicionamento de instalações em um complexo onde crianças realizam atividades múltiplas, como as sessões do governo infantil da cidade, um parlamento de meninos e meninas – de onde surgiu o projeto do canal – e o funcionamento de uma rádio que já conta com quatro anos de transmissões.
Villa María desenvolve assim um projeto de comunicação de infância e adolescência que não apenas é inédito no país mas que, além disso, está acontecendo em uma província cujo governo buscou frustrar a aplicação de ao menos alguns artigos da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual e que, além disso, desenvolve uma política fortemente repressiva de adolescentes e jovens.

latinlab5

Representantes da Universidade Nacional de Villa Maria assinam acordo de colaboração e reciprocidade com a Tecnoteca TV. Extraído de www.unvm.edu.ar

Enquanto são tramitados os aspectos técnicos para determinar a frequência que o canal vai usar (há possibilidades como a TV digital ou um acordo com a Universidade Nacional de Villa María) meninos e meninas trabalham junto a uma equipe adulta, especializada em produção e realização de programação, com a participação em todas as suas etapas.
A cidade do centro-sul cordobês se distingue fortemente por contar com um governo infantil, eleito democraticamente, que faz suas sessões com regularidade, em um espaço público e que adota propostas e decisões que a autoridade municipal está obrigada a escutar.

Fonte: Comuna

Imagem do destaque: Tecnoteca, extraído de latinlab.org

Compartilhe:

   
Latin Lab
Latin Lab

LATINLAB é um laboratório de investigação, criação e reflexão em torno da televisão infantil e das multiplataformas na América Latina.