Novidades

Por: comKids (Redator)

O comKids tem o prazer de compartilhar a palestra que a Chiqui González, Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé (Argentina) fez no comKids Inovação, em último abril. 

14122436021_d4405ec711_z

Palestra de Chiqui González, comKids Inovação. Foto: Danila Bustamante

Com sensibilidade, e a partir de seu comprometimento e histórico rico no desenvolvimento de projetos para a infância, Chiqui ofereceu momentos preciosos para nosso encontro.  A palestra reúne pensamentos e imagens que nos aproximam da perspectiva e mundo infantil, que não respeita a lógica, não divide forma e conteúdo e que nos faz retornar ao poético e à metáfora.

“Cuidemos do público, porque, para alguns, é o único”, “ninguém sabe tudo, adultos, não mintam mais para nós!”, “o seu filho pode ser o professor da sua vida, não se esqueça disso!” são alguns exemplos das pérolas infantis trazidas por Chiqui nessa emocionante palestra. Veja o vídeo que foi gravado em parceria com a TV Escola.

A fala de Chiqui também tocou o tema das brincadeiras, da criatividade e pôs até o público para cantar em espanhol!

O comKids agradece mais uma vez a presença de Chiqui e a delicada palestra que ofereceu, essas ideias e reflexões que inspiram e trazem questionamentos, sensações e sentimentos. Confira também o texto “Espaços que honram a infância”, de Cielo Salviolo (LatinLab), que contém mais informação com respeito ao trabalho de Chiqui, na publicação comKids Inovação.

Abaixo, assista ao vídeo da palestra de Chiqui González no comKids Inovação.

Sobre a Chiqui:

Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé desde 2007, María de los Ángeles “Chiqui”González é advogada, especialista em Direito da Família pela UNR (Argentina). Durante a sua gestão, Chiqui González criou o projeto do “Tríptico de la Infancia” de Rosario, um circuito pedagógico integrado por espaços públicos urbanos, mostras e dispositivos lúdicos destinados a crianças e adultos para a convivência, educação, criação e imaginação. Além de transformar a cidade de Rosario em um grande cenário de aprendizagem e em uma escola da democracia, o projeto contribuiu para a recuperação patrimonial do município. O nome dos espaços criados em Rosario são “La Granja de la Infancia”, “El Jardín de los Niños” e “La Isla de los Inventos”. Além do “Tríptico de la Infancia”, o “Tríptico de la Imaginación” é um outro conjunto de espaços culturais argentinos, situado na cidade de Santa Fé.

Na palestra que ministrou,  conta, entre outras coisas sobre sua participação em um congresso de políticas públicas para a infância, sobre a felicidade, no qual 200.000 crianças de toda a província escreveram uma constituição, cheia de sabedoria infantil.

14125754495_9820531bae_z

Palestra de Chiqui González, comKids Inovação. À dir. Eva Fiedler Carvalho, Goethe-Institut. Foto: Danila Bustamante