Novidades

Por: comKids (Redator)

O Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, que começa na próxima segunda-feira, 14 de agosto, em São Paulo, é a premiação dos melhores conteúdos audiovisuais infantojuvenis originalmente criados em português ou espanhol. São produções da América Latina, Portugal, Espanha e países de língua portuguesa. Confira a programação completa.

O evento bianual é a versão latina do Festival Prix Jeunesse Internacional, realizado na Alemanha e reconhecido pela promoção da qualidade na TV infantil ao redor do mundo.

Os prêmios do festival realizado no Brasil serão concedidos por categorias divididas de acordo com a faixa etária do público a que a produção audiovisual se destina, ou de acordo com o tipo de narrativa (ficção ou não ficção) e formato (categoria especial Conteúdos Curtos). Para conhecer as datas e horários da mostra competitiva, clique aqui. A inscrição para assistir às produções finalistas do festival e votar é gratuita.

premiacao

Cerimônia de premiação. ComKids 2015. Foto: Danila Bustamante / comKids

No Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano o público é quem escolhe os vencedores entre os finalistas selecionados por um pré-júri internacional. A noite de premiação será na sexta-feira, 18 de agosto, das 20h30 às 22h, no Sesc Consolação. A cerimônia contará com transmissão ao vivo pela internet, promovida pela Everstream.

Os prêmios

Os vencedores de cada categoria serão contemplados com uma premiação do festival, que ainda tem prêmios especiais de aquisição. Confira:

– Categorias Audiovisuais
Até 6 anos ficção e não ficção
7 a 11 anos ficção
7 a 11 anos não ficção
12 a 15 anos ficção
12 a 15 anos não ficção

Troféu do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano e passagem para a Alemanha, para participar do Festival Prix Jeunesse Internacional 2018, que será realizado em Munique de 25 a 30 de maio de 2018.

Prêmio SescTV
Prêmio concedido pela SescTV a um conteúdo audiovisual finalista, com base nos critérios do canal. A produção vencedora será escolhida de acordo com sua relevância cultural, originalidade temática e narrativa inovadora. O conteúdo selecionado receberá um valor de licenciamento para exibição na emissora.

Prêmio TV RÁ TIM BUM
Oferecido pela TV Cultura com critérios definidos pelo canal. O prêmio vai contemplar um conteúdo brasileiro da Categoria 7 a 11 anos. O conteúdo selecionado receberá um valor de licenciamento para exibição na emissora.

Prêmio TV Escola – Roquette Pinto
Oferecido pela Fundação Roquette Pinto ao melhor programa educativo selecionado entre os finalistas com critérios definidos pela instituição. O prêmio vai contemplar um conteúdo brasileiro da categoria audiovisual. O conteúdo selecionado receberá um valor de licenciamento para exibição na emissora.

Prêmio comKids
Premiação com troféu especialmente oferecido pelo comKids à produção audiovisual de consonância com o tema do festival, sobre histórias infantojuvenis potentes e de abordagem narrativa inovadora.

21_ago_cerimonia_premiacao_sesc_consolacao_12-a-15-nao-ficcao_1

Vencedor na cerimônia de premiação. ComKids 2015. Foto: Danila Bustamante / comKids

21_ago_cerimonia_premiacao_sesc_consolacao_apps_mencao_honrosa

Menção honrosa na cerimônia de premiação. ComKids 2015. Foto: Danila Bustamante / comKids

Júri infantil e adolescente
Premiação com troféu para as produções audiovisuais escolhidas por crianças e adolescentes que fazem parte do júri especial do festival. O Júri infantil – Brasil é formado por crianças brasileiras do projeto Curumim que avaliarão produções audiovisuais dirigidas à faixa etária de 7 a 11 anos, e farão exercícios reflexivos sobre as obras. O Júri adolescente internacional vai avaliar produções criadas para o público de 12 a 15 anos não ficção. Ele é formado por adolescentes americanos de famílias latino-americanas do Theatre Arts Production Company School (TAPCO NYC). Para outras informações, acesse este link.

Categoria Audiovisual – Conteúdos curtos
Produções de até 4 minutos de duração
Troféu do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano

Prêmio TV RÁ TIM BUM – Conteúdos curtos
Oferecido pela TV Cultura com critérios definidos pelo canal. O prêmio vai contemplar uma produção da Categoria Conteúdos Curtos. O conteúdo selecionado receberá um valor de licenciamento para exibição na emissora.

Destaque: troféus Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2017. Foto: Danila Bustamante / comKids