Novidades

Por: comKids (Redator)

A Rede Media e Literacia foi criada em Portugal no ano de 2008, diante da necessidade de se reunir projetos e esforços no campo da mídia e educação. Seus idealizadores desenvolvem um trabalho sobre, com e através da mídia/media voltado principalmente para crianças e jovens. Trata-se de uma rede de cooperação entre pessoas, instituições, projetos, pesquisas e ações que trabalham com as diferentes mídias/medias sob a luz da educação inclusiva.

formacao

Formação Media e Literacia. Divulgação

 

A atuação na área de mídia da rede se justifica porque suas ações falam e refletem sobre os diferentes meios de comunicação, sobre seu poder, sua força, sobre o modo como funcionam, para que servem e as maneiras como são utilizados. Já a atuação na área da literacia se dá porque isso significa alfabetizar, conhecer de modo amplo e compreender. Entre os objetivos da iniciativa está conhecer, compreender, entender mais e perceber como funcionam os meios de comunicação, com especial foco na mídia digital.

Media e Literacia é uma rede de cooperação e, segundo os próprios realizadores, isso só se realiza com pessoas e muita cooperação. Assim que, caso você tenha alguma ideia de parceria ou queira divulgar alguma iniciativa em sua rede, é só entrar em contato com eles em qualquer dos canais mediáticos da Rede: o blog da iniciativa, o Canal Rede Media e Literacia e o Rede Media e Literacia no Facebook.

Media e Literacia é uma iniciativa de Raquel Pacheco, doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Brasil). Teve sua pesquisa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT). Raquel é membro do Interdisciplinary Centre of Social Sciences – CICS.NOVA, e é autora do livro “Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo Numa Escola Dita Problemática” (Livros Horizontes, 2009), além de diversos capítulos de livros e artigos científicos. Atuou como cineasta profissional no Brasil e como colaboradora em Portugal.

raquel1

Raquel Pacheco. Foto: divulgação

LogoML

Logomarca da organização