Novidades

Por: comKids (Redator)

Programação acontece de 16 a 22 de julho, próximo do metrô Sumaré, em São Paulo, capital

No mês de julho, o comKids arregaça as mangas e vai brincar. Nossa programação dentro do Centro Cultural Unibes está animadíssima e é dedicada a crianças de 6 a 14 anos. A cada dia teremos uma programação cultural completa, pensada em dois momentos: oficinas culturais (pela manhã) e mostras audiovisuais (pela tarde). Veja a descrição das atividades abaixo. A entrada é gratuita, as reservas podem ser feitas pelo email:[email protected]

Unibes Cultural, endereço: Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo. Telf. (11) 3065 – 4333

unibes_4

A oficina “Teatro de figuras”, que aconteceu no primeiro semestre de 2016 na Unibes Cultural.

OFICINAS

Miscelânea comKids, cozinhando nossas histórias (uma hora e meia de duração) – Dia 16 de julho às 11h

Todo alimento tem uma história e alguns deles mudaram os costumes de civilizações inteiras. Provar ou cozinhar um novo alimento ou receita pode ser a descoberta de uma nova história. Os filmes exibidos e as narrativas contadas nessa oficina ilustram a proximidade infantil com os alimentos e com a cozinha, assim como sua ligação direta com os históricos pessoais.

Game comKids – tabuleiro (uma hora de duração) – Dias 18, 20 e 21 de julho, às 11h

Um banner de grandes dimensões (inspirado nos jogos de tabuleiro) é disposto no chão da sala. Assistimos um filme e, trabalhando com perguntas, respostas e dados, interagimos em grupos, exercitando a memória e fazendo uso de conhecimentos gerais para avançar nas casinhas do “tapete”.

Vivendo nossa história na tela (uma hora e meia de duração) – Dias 19 e 22 de julho, às 11h

Duas produções audiovisuais, com base documental, uma colombiana e outra brasileira (uma com recurso de animação e outra em live action) são a inspiração para os exercícios e vivências propostos por esta oficina: as crianças vão contar uma história real que vivenciaram – à luz dos argumentos das produções exibidas na oficina. Em seguida atuarão e filmarão as suas histórias. Cada protagonista será representado por figuras mascaradas que elas mesmos vão confeccionar.

MOSTRA A – Para crianças de 6 a 14 anos, 53 minutos de duração. Dias 16, 19 e 21 de julho, às 14h

 Contos da árvore – A casa do meu vizinho

ID - 185 Cuentos del Arbol_p

Argentina, 2014, 11 min 20 s

Sinopse: A casa da árvore de Lucía é o lugar onde ela brinca com seu irmão menor, seu primo e uma vizinha. Algum objeto ou acontecimento surge enquanto eles brincam e isso leva Lucía a pegar um livro e a contar-lhes uma história.

Dir.: Makena Lorenzo

Prod.: Banda-Aparte (Buenos Aires)

O capivara – O capivara e o lápiz

Chigüiro

Colômbia, 2015, 2 min 30 s

Sinopse:  Chigüiro resolve seus desafios diários através da imaginação e da colaboração. Quando está com sua família ou amigos, aprende como interagir com generosidade. Baseado em uma série de livros infantis de sucesso, obra do reconhecido autor e ilustrador colombiano Ivar Da Coll.

Dir.: Oscar Andrade Medina

Coprod.: Jaguar Taller Digital, Babel Libros e Ministerio de Cultura (Bogotá)

Vamos nessa? – Brincando no quintal

Dale que ... - La siesta en Cerrillos

Argentina, 2013, 15 min 26 s

Sinopse: Série que convida meninos e meninas a brincar, a estimular a imaginação, a pensar mundos possíveis e impossíveis e a deixar-se levar pelas mais desatinadas propostas. A série valoriza o direito de brincar, o prazer das brincadeiras e a existência de tempos e espaços para colocá-las em prática.

Dir.: Gabriel Stagnaro

Coprod.: Boga Bogagna (Buenos Aires) e Pakapaka

Que medo – Hugo, o Monstro

Hugo, o monstro

Brasil, 2014, 4 min 10 s

Sinopse: Hugo é um monstro que mora embaixo de uma cama. Porém, ele tem um problema: não pode assustar ninguém. Na verdade, ele tem medo de uma criatura desconhecida, maior e mais assustadora, que vive em cima da sua cama. Será que Hugo vai conseguir enfrentar os seus medos? E, afinal, quem será o terrível monstro que mora em cima da cama?

Dir.: Humberto Avelar

Prod. : MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. (Rio de Janeiro)

Delícias asquerosas – Sapos amassados

Asquerosamente Rico

Colômbia, 2014, 8 min 8 s

Sinopse: Marta, a rata, e Mirta, a barata, são duas amantes da culinária moderna. Juntas, apresentam um programa de cozinha infantil no qual receitas “asquerosamente gostosas” e preparadas com ingredientes saudáveis são o prato principal.

Dir.: Maritza Sánchez

Coprod.: Ministerio de Cultura-ANTV,  Echandoglobos (Bogotá)

 

As aventuras de Minuano Kid

As aventuras de Minuano Kid

Brasil, 2014, 10 min 22 s

Sinopse: História de Juninho, um garoto de nove anos e seu amigo imaginário Minuano Kid, um super-herói com medo do escuro. A dupla enfrenta os “dilemas” que toda criança de nove anos é capaz de enfrentar em seu dia a dia.

Dir.: Edison Rodrigues e Pedro Antoniutti

Prod.: AE Produções Cinematográficas (Porto Alegre)

 

MOSTRA B - Para crianças de 6 a 14 anos, 61 minutos de duração. Dias 18, 20 e 22 de julho, às 14h

Meu pai

Meu Pai

Brasil, 2014, 13 min 2 s

Sinopse: Álvaro tem 12 anos e é filho único de pais separados. Está numa fase de muitas dúvidas e inquietações. Inseguro, se acha feio, gordo. Queria crescer logo, mas tem que esperar pelo estirão e pelas primeiras espinhas. Será que o pai também demorou a ter o estirão? E por que Álvaro nunca consegue perguntar nada para ele?

Dir.: Lúcia Araújo (Canal Futura) e Ana Luiza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre)

Coprod.: Canal Futura, Casa de Cinema de Porto Alegre

 

Burocracia soberana

sescTV_soberano

Uruguai, 2014, 2 min 52 s

Sinopse: Um funcionário que passa as suas horas arquivando expedientes é surpreendido por um papel em branco que lhe mostrará várias possibilidades de mudança. Uma breve história da burocracia e uma referência simbólica à falta de liberdade dos seres humanos.

Dir.: LalaSeveri

Prod.: Tournieranimation (Montevidéu)

Qual é o seu sonho? – Karin

conque_suenas

Chile, 2013, 29 min 31 s

Sinopse: “¿Com qué sueñas?” é uma série documental de TV que mostra os contrastes e a diversidade do Chile, por meio da vida das crianças. Nesse episódio, Karin tem 11 anos e vive com seus pais em Villa O’Higgins, na Patagônia chilena. Não tem nenhuma das comodidades do mundo moderno, mas, apesar disso, o campo é, para Karin, o seu melhor lugar no mundo.

Dir.: Paula Gomez Vera

Coprod.:Mi Chica Producciones (Santiago), TVN e CNTV

 

Bravura

Bravura

Brasil, 2014, 4 min 13 s

Sinopse: Descendente de uma linhagem de nobre de toureiros, Paco Bravo tem como motivação seus antepassados, que fizeram história através das touradas. Tem agora um novo desafio em sua carreira: para celebrar a sua 100ª tourada, recebeu o convite de mostrar sua bravura em uma arena no México, em pleno Dia dos Mortos.

Dir.: Giovanni ScozGirardi

Prod.: Cafundó Estúdio Criativo (Florianópolis)

Os Under Undergrounds

ID - 122 Os Under Undergrounds

Brasil, 2014, 11 min 32 s

Sinopse: Heitor é expulso de sua banda por não ser “cool” o bastante. Voltando pra casa triste, ele se distrai e cai em um bueiro em obras, indo parar em uma cidade subterrânea, habitada por criaturas humanóides “esquisitas” e bem diferentes das da Terra.

Dir.: Nelson Botter Jr

Coprod.:Fernando Alonso, TortugaStudios (São Paulo)