Novidades

Por: comKids (Redator)

Uma sessão especial do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano será voltada a educadores, animadores e outros interessados em animação e educação. Veja aqui a programação completa do festival, de 14 a 20 de agosto, em São Paulo.

A Sessão Especial – Clube do Professor “O cinema de animação como arte pedagógica” vai tratar da força da animação como ferramenta educadora para desenvolver a criatividade e envolver vários campos do conhecimento.

Fernando Galrito, fundador e diretor artístico do Monstra (Festival de Animação de Lisboa), será o apresentador da sessão no dia 19 de agosto, das 11h às 13h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca. A atividade é gratuita e, para participar, basta retirar o ingresso na bilheteria.

Animação pedagógica

E por que a animação, como forma artística em especial, é um bom instrumento para fins pedagógicos? Fernando Galrito vai apresentar na sessão especial filmes como exemplos sobre o potencial da arte animada e mostrar como a produção de uma animação pode mobilizar o interesse pela língua, a pesquisa, a música e até a matemática, além do viés artístico das artes visuais e manuais.

A animação também é um gênero de muita penetração entre crianças e Galrito aponta a forte sintonia com o imaginário infantil.

“Quando uma criança brinca, qualquer coisa que tem à sua frente toma outra personalidade em função daquilo que precisa. Uma caixinha pode se transformar num carro. No cinema de animação, acontece a mesma coisa. Qualquer objeto, se animado corretamente, se transforma na personagem que você quer. Isso é fantástico do ponto de vista da relação entre a criança e a arte do cinema de animação”.

Formado em antropologia com pós-graduação em comunicação, cultura, tecnologias da informação, performance e animação. Galrito leciona animação, imagem em movimento, experimentação e projetos interdisciplinares variados (ESAD.CR). Realizador de filmes de animação, documentários e curtas. Atua como professor convidado em diversas universidades e é também oficineiro de cinema de animação para jovens e professores.

Ainda no festival, Galrito ainda vai ministrar o Workshop Oficina de bolso – como realizar uma animação com celular e objetos. Veja aqui como se inscrever.

Sessão especial Clube do Professor “O cinema de animação como arte pedagógica”

19 de agosto, das 11h às 13h, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Exibição + debate

Com Fernando Galrito (Portugal) – fundador e diretor artístico do Monstra – Festival de Animação de Lisboa – e da Monstrinha, festival voltado a escolas e famílias.