Novidades

Por: comKids (Redator)

As potencialidades do telefone celular na produção de um filme de animação serão mostradas, em São Paulo, em um workshop especial do português Fernando Galrito, realizador de filmes de animação, documentários, curtas e fundador do Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Galrito vem ao Brasil especialmente para o Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, que será realizado de 14 a 20 de agosto na capital paulista, e a oficina faz parte da programação. Acesse aqui a lista completa de atividades do festival.

O workshop “Oficina de bolso – Realização de um filme de animação com celular e objetos” será ministrado no domingo, dia 20 de agosto, das 10h às 13h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta. A participação do workshop requer inscrição prévia e a contribuição com uma taxa de apoio à produção no valor de R$ 60. A capacidade é limitada a 50 vagas as inscrições estão encerradas.

fernando_galrito

F. Galrito. Divulgação.

O workshop “Oficina de bolso” fará uma introdução sobre o cinema de animação e suas técnicas e terá como objetivo a formação e informação sobre as potencialidades artísticas e criativas do telefone celular. Para tanto, Galrito vai explorar as formas de realização de um filme com o uso do aparelho e mostrar as potencialidades do celular para edição, trilha sonora e composição de uma animação.

“Nós transportamos no bolso um equipamento poderoso, e utilizamos muito pouco as capacidades que essa ferramenta tem”, afirma Fernando Galrito, que é fundador e diretor artístico do Monstra, o Festival de Cinema de Animação de Lisboa, e também do Monstrinha, evento de extensão do Monstra.

Galrito aponta a técnica da pixelização como ótima ferramenta para fazer um filme de animação com uso de objetos, do meio e do próprio corpo para criar movimentos. “O cinema de animação dá essa possibilidade. Não precisa de um equipamento grande e pesado. Vamos explorar essas potencialidades na Oficina de Bolso”.

Fernando Galrito é formado em Antropologia com pós-graduação em Comunicação, Cultura, Tecnologias da informação, Performance e Animação. Leciona animação, imagem em movimento, experimentação e projetos interdisciplinares variados (ESAD.CR). Realizador de filmes de animação, documentários e curtas. Atua como professor convidado em diversas universidades e é também oficineiro de cinema de animação para jovens e professores.

Outros dois workshops também serão oferecidos durante a programação do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano. São eles:

Workshop 1 – Maleta Prix Jeunesse Internacional
Com Kirsten Schneid (Alemanha) – coordenadora do Festival Prix Jeunesse Internacional
Mostra de programas inovadores premiados no festival internacional + Ferramenta de Treinamento e Debate sobre temas desafiadores e histórias leves e originais
Sábado, dia 19 de agosto – das 9h às 13h
Na Cinemateca Brasileira
Tradução disponível
210 vagas

Workshop 2 – Entrevista com crianças e casting infantil
Com Jan-Willem Bult (Holanda), produtor e realizador de programas de TV e editor-chefe da rede internacional de noticiários infantis “Wadada, News for Kids”, e Aldana Duhalde (Argentina), produtora de TV e diretora de conteúdo do “Alta Noticia”, noticiário dirigido a crianças do canal Pakapaka.
Dirigido a profissionais de conteúdo, criadores, escritores, agentes culturais, educadores, pesquisadores e estudantes de audiovisual.
Sábado, dia 19 de agosto, às 14h30 às 17h
Na Cinemateca Brasileira
Workshop da Free Press Unlimited
Em inglês / espanhol – sem tradução
210 vagas

 

Destaque: Workshop com Fernando Galrito, imagem extraída de: http://aebenficaonline.blogspot.com.br