Colunista

Garatújas Fantásticas

Por: Garatújas Fantásticas

Abaixo, uma coleção linda de animações baseadas em obras literárias. Boa para inspiração, mas alertamos que algumas são difíceis de assistir com os pequenos porque são as versões originais em inglês ou com legendas em inglês.

O texto é bilíngue porque foi elaborado por nossa colaboradora querida, a venezuelana Maria Victoria Sánchez.

Aproveite!

Por Maria Victoria Sánchez, especial para o Garatujas Fantásticas

Muitas vezes, quando se pretende adaptar uma obra infantil para a tela, o resultado é uma animação. As crianças adotaram as animações como seus filmes por excelência e desfrutam a liberdade do experimento visual. Isso criou um diálogo contínuo entre os meios que existe até hoje. Aqui eu mostro a vocês, em formato de um pequeno festival divertido, as melhores obras nascidas dessa relação.

Muchas veces cuando se quiere adapta una obra infantil a la pantalla se decide en hacerla en forma de animación. La razón yace en que los niños han reclamado la animación como suya y disfrutan de la libertad del experimento visual. Esto ha causado una conversación estable entre ambos medios que subsiste hasta hoy. Aquí les muestro algunas de las mejores obras nacidas de esta relación.

Winnie the Pooh em versão russa

Produzida em 1971 pela companhia Soyuzmultfilm. Nessa versão as ilustrações do livro não foram usadas como referência, e ela em nada lembra a versão da Disney, mas a obra mantém a graciosidade das histórias originais. A animação foi encurtada, mas os personagens estão cheios de expressividade.

Hecha en el año 1971 por la compañía Soyuzmultfilm. En esta versión no se  usaron como referencia la ilustraciones del libro, y tampoco se parece en nada al Winnie Pooh de Disney, pero la obra mantiene la gracia de las historias originales. La animacion es reducida pero los personajes están llenos de expresividad.

When the Wind Blows (Quando o vento sopra)

Baseado no livro homônimo de Raymond Briggs. Maravilhoso representante das escolas de animação inglesas. Realizado com uma mistura de técnicas, nesse curta a cenografia é imagem real e os personagens são desenhados, o que cria um contraste agradável ao olhar. O final é triste, mas a obra é bonita. A trilha sonora é de David Bowie, Roger Water e Genesis. Esse é um clássico.

Basado en el libro homónimo de Raymond Briggs.  Maravilloso representante de las escuelas de animación Inglesas. Realizado con mezcla de técnicas en este cortometraje las escenografías son imagen real y los personajes son dibujados lo cual crea un contraste agradable a la vista. El final es triste pero la obra es hermosa. En la musicalización participaron David Bowie, Roger Waters y Genesis. Este es un clásico.

when the wind blows from mary drome on Vimeo.

The Tell Tale Heart (O Coração Delator)
Impactante adaptação do conto O Coração Delator de Edgar Allan Poe realizada pela UPA em 1953. Foi a primeira animação classificada como somente para adultos. O curta está cheio de penumbras, bastante eficiente para retratar o clima da obra. A narração feita pelo ator James Mason está cheia de força. A animação é mínima.

Impactante adaptación del cuento El corazón delator de Edgar Allan Poe hecha por UPA en el año 1953. Fue la primera animación clasificada como solo para adultos. Este corto esta lleno de penumbra y es efectivo en pintar la atmósfera de la obra. La narración hecha por el actor James Mason esta llena de la fuerza del relato. La animación es mínima. 

The Lost Thing (A Coisa Perdida)
Curta vencedor de um Oscar e outros sete prêmios internacionais. Feito pela Passion Pictures, na Austrália, tem a particularidade de ter envolvido o autor, Shaun Tan, na produção. A produção é em 3D e a estética é a mesma do livro.

Cortometraje ganador de un Oscar  y 7 otros premios internacionales. Hecho por Passion Pictures en Australia tiene la particularidad e ser una adaptación en donde el autor, en este caso Shaun Tan, estuvo involucrado en toda la producción. Esta hecho en 3D y su estética replica la del libro. 

Gerald McBoing Boing
Adaptação de Dr. Seuss feita pela UPA em 1950. Vencedora do Oscar de melhor curta animado no mesmo ano. Esteticamente é representante do grafismo industrial. Bonita e enternecedora. Um de seus pontos altos é que ela mantém as rimas do texto original e, apesar de ter sido um exercício artístico para um grupo de realizadores, é considerada um dos melhores curtas do século 20.

Una adaptación de Dr. Seuss, hecha por UPA en 1950. Ganadora al Oscar por mejor cortometraje animado en el mismo año. Representante de la gráfica industrial estéticamente. Hermosa y enternecedora. Uno de sus puntos fuertes es que mantiene la rima del texto original y aunque en un principio no fue mas  ejercicio artístico para un grupo de realizadores, actualmente esta considerado como uno de los mejores cortometrajes del siglo.

O conto da princesa morta e os 7 cavaleiros
Uma de minhas animações favoritas de todo o universo, é baseada em texto/poema de Alexander Pushkin. É considerada uma versão de Branca de Neve. A adaptação foi censurada em muitos países europeus, já que não se considerava certo uma dama solteira vivesse com sete irmãos – bastante atraentes se nos deixarmos levar pela animação. É possível que uma versão antiga de Branca de Neve se parecesse muito a essa, mas os acadêmicos tendem a concluir que Pushkin já conhecia a versão francesa do conto.

Una de mis animaciones favoritas de todo el universo, esta basada en el texto/poema de Alexander Pushkin. Es considerada una versión de Blancanieves. Esta adaptación ha sido censurada por muchos países europeos ya que no consideraban correcto que una dama no casada viviera con 7 hermanos, bastante atractivos si nos dejamos llevar por la animación. Es posible que una versión antigua de Blancanieves se parecería mucho a esta, pero los académicos tienden a concluir que Pushkin ya conocía el cuento en su versión francesa. 

Lost and Found (Achados e Perdidos)
Esse é o trailer da bonita adaptação do livro Lost and Found de Oliver Jeffers. A animação ganhou mais de 40 prêmios. Eu pude assistir à sua estreia no festival de animação em Annecy, e há poucos casos em que o 3D tenha sido tão bem utilizado.

Este es el trailer de la hermosa adaptación del libro Lost and Found de Oliver Jeffers. La animación ha ganado más de 40 premios a nivel mundial. Yo pude ver su estreno en el festival de animación en Annecy, y hay pocos casos de un 3D tan bien usado. 

El Fantastico Sr. Zorro (O Fantástico Sr. Raposo)
Produto da obsessão de Wes Anderson por Roald Dahl. Fazer hoje em dia um filme tão artesanal como esse dá muito trabalho. É uma obra monstruosa em tudo o que a palavra quer dizer. Se ainda não viram, a hora é agora.

Producto de la obsesión de Wes Anderson por Roald Dalh. Hacer en estos momentos una película tan artesanal como este tiene muchísimo trabajo, es un monstruo de obra en toda la extensión de la palabra. Si no han visto esta película, es hora. 

Jacob two two
Originalmente uma série de livros para crianças do escritor canadense Mordecai Richler, Nelvana levou-os ao Cartoon Network. Além de uma direção de arte maravilhosa, os roteiros e personagens me fascinam porque toda criança pode se comparar ao pequeno Jacob. Existe em espanhol com o nome Jacobo Dos Dos.

Originalmente una serie de libros para niños del escritor canadiense Mordecai Richler y basado en esos libros Nelvana hizo la serie que estubo al aire en Cartoon Network. Ademas de tener una direccion de arte maravillosa, los guiones y personajes me encantan porque todo niño se puede relacionar con el pequeño Jacobo. Existe en español con el nombre de Jacobo Dos Dos.

The World of Peter Rabbit and Friends
Aqui mostro para vocês o primeiro capítulo da série animada The World of Peter Rabbit and Friends, feita na Inglaterra entre 1992 e 1995. Foram nove capítulos ao todo. A estética é quase a mesma dos livros, mas há mais detalhes nos cenários e a animação é mais fluida. A série está toda no YouTube.

Aquí les dejo el primer capitulo de la serie animada The World of Peter Rabbit and Friends, hecha en Inglaterra entre 1992-1995, tuvo 9 capítulos. La estética es casi igual a la de los libros aunque hay mas detalles en los escenarios, la animación es muy fluida. Pueden encontrar toda la serie en YouTube. 

The Snowman
The Snowman, feito em 1982 e baseado em livro homônimo de Raymond Briggs, foi produzido por uma animadora inglesa chamada Dianne Jackson e foi nominado para um Oscar. Esse curta é bonito, sensível e muito respeitoso como as ilustrações originais do livro. E se ainda fosse pouco, a apresentação é de David Bowie.

The snowman, hecho en 1982 basado en el libro de Raymond Briggs, fue hecho por una animadora inglesa llamada Dianne Jackson y estuvo nominado para un Oscar. Este corto es hermoso, sensible y muy respetuoso con las ilustraciones originales del libro y por si fuera poco lo presenta David Bowie.

A pequena sereia (La sirenita)
Uma versão de A pequena sereia feita na Rússia, em que são utilizadas várias técnicas de animação, com mistura do estilo clássico russo com opções gráficas mais atrevidas para a época. O texto é contemplado quase em sua totalidade, mas o final russo tem um sentido diferente do pensado por Hans Christian Andersen. Para eles, A pequena sereia se transforma em um espírito de ar imortal imediatamente. O personagem é bonito e comovente.

Una versión de la Sirenita hecha en Rusia en donde se utilizan varias técnicas de animación y donde la grafica se hace mezclando el estilo ruso clásico con decisiones gráficas más atrevidas para la época. El texto se mantiene casi en su totalidad aunque el final en ruso tiene un sentido diferente al que le dio Andersen. Para ellos la Sirenita se convierte en un espíritu del aire inmortal inmediatamente. El personaje de la Sirenita  es hermoso y conmovedor.

Avô (Abuelo)
Baseado no livro Granpa, de John Burningham. Realizado em 1984 por Dianne Jackson, a mesma que trabalhou em The Snowman, mas não obteve o mesmo sucesso. Foi censurado pela temática: a morte de um avô bastante carismático. Uma grande pena, porque é uma obra de arte.

Basado en el libro Granpa  de John Burningham. Realizado en 1984 por Dianne Jackson, la misma animadora que hizo The Snowman, aunque no tuvo el mismo éxito.  Se ha visto censurado por su temática: la muerte de un abuelo bastante carismatico. Una verdadera lastima porque es una obra de arte. 

Nicola era…
Produzido em 2011 pela produtora 39 degrees North, Nicolas was foi uma adaptação de um poema homônimo de Neil Gaiman incluído no livro Smoke and Mirrors. Com um uso bastante artístico do 3D, esse curta reflete muito bem a melancolia natalina do poema de Gaiman.

Hecho en el 2011 por la productora 39 degrees North, Nicolas was es la adaptación de un poema de Neil Gaiman que lleva el mismo nombre y que esta incluido en el libro Smoke and Mirrors. Con un uso muy artístico del 3D este cortometraje refleja muy bien la oscuridad navideña del poema de Gaiman. 

39 Degrees North: Nicholas Was from 39 degrees north on Vimeo.

I started early
Parte do projeto Poetry Everywhere, uma bela adaptação feita para o poema I started early de Emily Dickinson. As animações baseadas em poemas são muito oníricas e abertas a interpretações, e sempre jogam com símbolos e relações semânticas. Para uma amostra, aperte o play.

Parte del proyecto Poetry Everywhere, una hermosa animación hecha para el poema “I started early” de Emily Dickinson. Las animaciones hechas en base a poemas son muy oníricas y abiertas en su interpretación pero siempre juegan con los símbolos y las relaciones semánticas. Para muestra un botón. 

Compartilhe:

   
Garatújas Fantásticas
Garatújas Fantásticas

Com foco em arte e literatura, o Garatujas Fantásticas é uma iniciativa do Estúdio Voador, uma ponte para que adultos e crianças experimentem o mundo juntos, troquem olhares e experiências.