Novidades

Por: comKids (Redator)

Uma campanha de vídeos de animação com informações dirigidas a crianças sobre o coronavirus está rodando o mundo e já chegou ao Brasil. A iniciativa da produção é da Vientos Culturales-TV, do México, que decidiu criar as peças em espanhol e em mais de 20 idiomas indígenas do país.

Ep. 1 Consciência solidária no COVID 19

Os vídeos explicam o porquê da necessidade de isolamento social como forma de prevenção à doença e dão dicas de proteção para as crianças por reconhecê-las como agentes importantes da disseminação de boas práticas sociais. As crianças não estão no grupo de risco da Covid-19, mas também estão sujeitas à contaminação, por isso é preciso engajá-las na quarentena e evitar o contato com avós e pessoas mais idosas, mais vulneráveis à doença.

Além disso, como sujeitos sociais, e que precisam seguir as mesmas regras de prevenção, crianças e adolescentes têm direito à informação de qualidade para disrimir dúvidas, aplacar a ansiedade e favorecer o bem-estar em meio às privações da quarentena. Pesquisa realizada pelo Instituto Central Internacional de Televisão para a Juventude e a Educação, da Bavarian Broadcasting Cooperation, e a Fundação Prix Jeunesse em 42 países constatou que o acesso ao conhecimento sobre o novo coronavírus deixa as crianças menos preocupadas diante da crise atual. Para saber mais da pesquisa, acesse aqui.

Vientos

A organização mexicana Vientos Culturales (VientosTV) TV deu início à campanha para facilitar o acesso de povos indígenas do país às orientações de saúde pública, já que muitos deles não têm o espanhol como idioma principal.

A direção dos vídeos é de Elke Franke. Segundo ela, o público-alvo da campanha de vídeos de animação sobre a prevenção à pandemia são as crianças e suas famílias da área rural do México, além de comunidades indígenas de todo o país.

O principal canal de distribuição é o Whatsapp, mas os vídeos também são exibidos em canais de TV pública e privada no México. “O sucesso da distribuição é baseado no compartilhamento-compartilhamento-compartilhamento e download gratuito para todos”, explica Elke Franke.

Brasil

No Brasil, o comKids e a Vox Mundi Audiovisual (com a voz de Edinho Moreno) se uniram aos esforços da Vientos-TV para a dublagem da versão em português, já disponível gratuitamente nas redes sociais e YouTube do comKids. Daniel Leite, produtor e editor junto ao comKids, destaca a relevância da produção dos vídeos:

“Essas pílulas veiculam valores positivos como a solidariedade e o cuidado com os outros e informam às crianças, sob um formato acessível, dinâmico e divertido, conhecimentos importantes para que elas possam atuar também como agentes de prevenção da doença, sempre amparadas pelos adultos”.

Ep. 2 – Como se prevenir contra o coronavírus?

Ep. 3 – O que fazer, se achamos que estamos com o coronavírus?

Ep. 4 – Como agir, se alguém está com o coronavírus?

O comKids agradece a Elke Franke e VientosTV pela iniciativa e se coloca a disposição daqueles que estiverem interessados em compartilhar o material.
Quer conhecer mais do nosso trabalho? Curta o canal comKids no YouTube fique por dentro!