Novidades

Por: comKids (Redator)

Cinekid é o nome de um grande evento e festival, em que se exibem anualmente mais de 500 obras para 50.000 crianças. Longas-metragens, documentários infantis, curtas, animações, séries de TV, produções crossmedia e instalações interativas. Não é apenas um lugar para assistir filmes, lá há muitas coisas a se fazer: oficinas, aulas-magnas e encontros com artistas e atores, e as crianças podem se divertir com o Medialab, o maior playground interativo da Europa.

As regras para participação na competição se encontram no site do Cinekid e a edição 2014 do festival acontecerá entre os dias 7 e 18 de outubro de 2014. As seguintes categorias estão disponíveis para a participação de conteúdos internacionais:

Competição internacional de longas-metragens: Cinekid Feature Film Competition (prazo: 1 de julho de 2014)
Competição internacional de novas mídias: Cinekid New Media Award (prazo: 1 de julho de 2014)
Junior Co-production Market (Mercado de coprodução júnior, prazo: 1 de julho de 2014)
ScreeningClub (a “biblioteca de vendas on line do Cinekid”, dá acesso internacional às produções nela inscritas, prazo de inscrição: 1 de setembro de 2014)
As inscrições são feitas no endereço: http://www.cinekid.nl/professional/entries/about

O cadastro no Cinekid for Professionals (“Cinekids para profissionais”, espaço destinado aos profissionais de Mídia infantojuvenil) e como espectador no festival é feito pela internet, pelo URL http://www.cinekid.nl/professional/press-accreditation

Para ter um ideia do que significa estar presente nesse interessante evento, veja o que aconteceu no Cinekid for Professionals 2013:

foto: divulgação

foto: divulgação

O Cinekid for Professionals 2013, evento internacional voltado à mídia para crianças sediado em Amsterdam (Holanda), reuniu 750 convidados, além de um público bastante maior, que assistiu a suas mostras de conteúdos.
Com certeza, uma experiência enriquecedora: os produtores divulgaram um aumento de 58% em público assim como em conteúdos exibidos em relação à edição de 2012.
Outros números somam a esses expressivos dados, 42 conferencistas (que falaram de temas variados como letramento de mídia, novidades de conteúdos digitais e critérios de qualidade na produção de apps), 32 projetos selecionados para o mercado de co-produções júnior (Junior Co-Production Market) e mais de 300 agendamentos de reuniões (além das conversas acontecidas nos próprios dias de festival).

CBB_2679

foto: divulgação

Dentro da experiência do MediaLab (Laboratório de mídia), um “playground digital” de 1.200m, que ocorreu no primeiro dia de evento, crianças e adultos tiveram uma oportunidade de provar e conhecer os modos de se produzir animação, aplicativos e audiovisual de uma maneira geral.
No segundo dia, a atividade de apresentação de escritores e editoras se destacou, pelo seu caráter inovador, ao colocá-los em contato com produtores de TV e cinema e roteiristas especializados em adaptação literária. Já no âmbito do “Kindertisch”, foram discutidas as possibilidades de parceria econômica, a partir do encontro de produtores, emissoras, elaboradores de políticas públicas e distribuidoras.
Além das atividades mencionadas acima, houve também um interessante encontro chamado “Meet the dutch: Norway – The Nederlands”, em que reuniões exploraram as possibilidades de parcerias entre os dois países.
O terceiro dia (23 de outubro) foi também um dia de muita atividade: Palestras com Maya Goetz e outros especialistas em mídia infantil, além de uma oficina trazendo formação sobre como atuar nos encontros de pitching. No quarto dia, oficinas de animação stop-motion com o animador noruguês Jens Gulliksen, encontro a respeito das possibilidades dos BRICs, novas mídias e experiências de diálogo com os campos da saúde e da educação.
Para coroar a experiência, o sexto e último dia teve o mercado de coproduções júnior e um seminário e encontro de especialistas sobre apps.

CBB_2426

foto: divulgação

Em 2014, o Cinekid para Profissionais acontecerá entre os dias 13 e 17 de outubro.

Conheça mais a respeito do evento visitando o site: www.cinekid.nl  ou se inscreva para receber a newsletter do Cinekid.