Novidades

Por: comKids (Redator)

A 5ª edição da Ciranda de Filmes acontece de 23 a 26 de maio de 2019 no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo. A equipe do evento fez uma cuidadosa seleção de cerca de 70 filmes, nacionais e estrangeiros, de variados formatos e gêneros, em diálogo com uma programação com conversas musicais, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais com cineastas, músicos, educadores, artistas e pensadores de áreas diversas.

O comKids é parceiro da Ciranda e cedeu uma mostra especial aos organizadores, que será exibida no dia 24 de maio às 14h no Espaço Itaú Augusta sala 1.

Com o tema “Música, linguagem da vida”, a curadoria homenageia alguns mestres da cultura popular. Dentre eles, estão Tião Carvalho, mestre da cultura popular, que trabalha ritmos do bumba-meu-boi maranhense e Wyanã Uia-Thé Kariri-Xocó além de outros representantes da nação Kariri-Xocó, indígenas que farão apresentação do ritmo do toré.

Além das exibições no Espaço Itaú, por meio de parceria com a plataforma Videocamp haverá uma mostra online durante o mês de junho, com alguns dos títulos desta edição. No segundo semestre, haverá uma pequena itinerância de filmes representativos das últimas edições, com foco na cultura da infância, nas cidades de Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. No mesmo período, a Ciranda também estará nas telas do circuito Spcine, essa importante rede que leva o cinema e o audiovisual a diferentes regiões de São Paulo.

Confira os filmes que serão exibidos na mostra comKids na Ciranda 2019.

25/05/2019 (sábado) – 14h – Mostra comKids – Divercine na Ciranda de filmes (Espaço Itaú de Cinema Augusta, sala 1)

João o galo desregulado, Camila Carossine, Alê Camargo, Brasil, 10 min

O menor homem do mundo, Juan P. Zaramella, Argentina / França, 2016, 1 min

Sabaku, Marlies Van Der Wel, Holanda, 2016, 3 min

O menino e o ouriço, Marc Riba, Anna Solanas, Espanha, 2016, 3 min

Gatos e cachorros, Jesús Perez, Bolívia / Suíça, 2016, 6 min

O rapto, José Luis Jiménez Días, Colômbia, 2016, 8 min

Dente de leão, Jorge Bellver, Espanha, 2016, 7 min

Cassiopeia, Paulina Urreta, México, 2017, 18 min

As criaturas de Leonor, Quentin Paquignon China, 2016, 5 min

Luzes caminhantes, Gediminas Siaulys, Lituânia, 2017, 11 min

Duração total : 62 min

João, o galo desregulado. Camila Carossine, Alê Camargo.

Seleção especial de conteúdos do mundo todo sem diálogos, advindos do tradicional festival uruguaio. O Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes – Divercine – surgiu em 1992 em um contexto de rara programação de qualidade para crianças. A partir de sua criação, filmes recentes feitos para crianças e jovens começaram a ser exibidos em Montevidéu assim como nas subsedes do Festival. 

Sessão aberta e gratuita. Recomendada para famílias e crianças.

Imagem do destaque: Ciranda de Filmes, frame da vinheta 2019.