EVENTOS

Por: comKids(Redator)

O Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut será realizado pela primeira vez no Brasil, numa parceria com o ComKids, atingindo crianças, jovens e adultos e despertando a curiosidade e o gosto pela ciência.  

A edição brasileira do festival acontece em São Paulo no Circuito Spcine de Cinema, em Florianópolis no cinema do Centro Integrado de Cultura e no Rio de Janeiro, no Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Entre os filmes selecionados, estão animações infantis, curtas de investigação científica, de raciocínio lógico e que mostram diferentes aspectos da natureza. São produções curiosas, instigantes, divertidas e científicas para todas as idades e que abordam temas visitados no passado pelo cientista Alexander von  Humboldt com ecos no presente. Saiba mais sobre o festival aqui e confira abaixo os filmes selecionados:

SESSÃO 01 – DINOS E CRIANÇAS CIENTISTAS (5 a 8 anos)
Duração 58 minutos


Dino Dana: Game of Bones.
Canadá, 2017, 22 min
Dir: J.J. Johnson / Prod: Sinking Ship Entertainment

Dana, de 9 anos, e seus dinossauros exploram como as pessoas das cavernas viviam ao lado de mamutes e dentes-de-sabre e como alguns dinossauros sobreviveram à extinção. Neste episódio, Dana elaborada um jogo de tabuleiro chamado “Game of Bones”, que mostra o lado competitivo de sua família ao interpretar o que aconteceu quando um meteorito acabou com o reinado dos dinossauros.


Ralph e os dinossauros 
Suiça, 2017, 5 min
Dir: Marcel Barelli / Prod: Nadasdy film

Você sabia que alguns dinossauros tinham pelugem? Ou que o Tiranossauro não era o maior dinossauro carnívoro? E que alguns dinossauros comiam pedras? Desde que descobrimos a existência dessas criaturas gigantes, nosso conhecimento sobre os dinossauros e a aparência deles não parou de mudar. Siga as aventuras de Ralph no mundo dos dinossauros e divirta-se aprendendo ou renovando suas ideias sobre essas criaturas fantásticas. 


Lyn e Babas – a aranha Zen Tarantum
Chile, 2018, 07 min 32 s
Dir: Karen Garib e Julián Rosenblatt / Prod: GVC produciones e CNTC

Lyn é uma menina muito curiosa e inquieta que quer investigar o mundo ao lado de seu grande amigo Babas, um pequeno caracol. Em cada capítulo, eles embarcam em uma aventura que os leva a descobrir diferentes fenômenos naturais, animais, insetos ou plantas e acabam por explorar e se autoconhecer.


Casa dos pequenos cientistas – fibra natural
Tailândia, 2019, 10 min 19s
Dir: Warinnet Termsirikamol / Prod: The National Science Museum, Thailand (NSM)

Casa dos Pequenos Cientistas incentiva as crianças a observar, explorar e experimentar o mundo e se divertir bastante fazendo isso! Neste curta-metragem, vamos aprender tudo sobre fibras naturais e descobriremos que algumas roupas são feitas da chamada flor de algodão, que é processada em fios de seda tecidos para ser usada em vários padrões de roupas com uma máquina especial de tecelagem de algodão.


A grande aventura dos irmãos Gude!
Japão, 2018, 15 min
Dir: Masahiko Sato, Masumi Uchino, Masaya Ishikawa Prod: NHK e NHK Educational 

No mundo do PythagoraSwitch, as gudes viajam através de uma série de maravilhosas engenhocas feitas de coisas comuns. Os heróis são os Irmãos Gude enfrentam o invejoso Exército da Bola Preta que não está feliz com o fato de que eles sempre estão no centro das atenções. Armadilhas, pontes levadiças e copos de papel estão à espreita! 

SESSÃO 02 – TUDO É CIÊNCIA (08 a 12 anos)
Duração: 60 min


Experimenta: a ciência das crianças
Chile, 2018, 9 min 58 s
Dir: Karen Garib / Prod: CNTC

Pancho se pergunta sobre a diversidade de vida marinha e junto com o oceanógrafo Rubén Escribano, com quem ele faz uma viagem de campo para analisar o oceano.


Banho quente – um aquecedor solar desenvolvido por Xochitl
México, 2018, 03 min 17 s
Dir: Jesus Antonio Reyes Mendoza / Prod: Vientos Culturales

Xóchitl tem 8 anos e desenvolveu um aquecedor solar de água feito de materiais reciclados, sendo a 1ª menina a receber o prêmio “Reconhecimento do Instituto de Ciência Nuclear para as Mulheres”, geralmente a adultos.


Rumo às estrelas
Irlanda, 2018, 07 min 23 s
Dir:  Kevin Hughes / Prod: Damien Donnelly

Grace, de 11 anos, sonha em ir à lua e escreve uma carta especial. 20 anos depois, trabalhado na NASA, ela relê a carta e motiva uma jovem a iniciar sua própria jornada de curiosidade e exploração.


Bodypedia: cérebro
Japão, Reino Unido, 2018, 10 min
Dir: Mio Akutagawa / Prod: NHK e S4C em associação com a NHK EDUCATIONAL 

A série explora a beleza e o mistério do corpo humano usando personagens que são órgãos fofos animados, mostrando o incrível mundo que existe dentro de nós para as crianças.


Serviço de campo: tem plástico na minha comida?
Holanda, 2019, 20 min 02 s
Dir: Renko Douze / Prod: NTR

O plástico está por todo lugar e em nossa comida. Esse é um problema enorme que não podemos ignorar. Nesse programa, vamos investigar um pouco mais sobre esse material.


Nove e meio – Repórter: é tudo sucata? 
Alemanha, 2018, 09 min 30 s
Dir: Antía Martínez Amor / Prod: tvision GmbH (on behalf of WDR)

Dois milhões de toneladas de lixo eletrônico são jogados fora todos os anos na Alemanha. Siham visita a maior recicladora de cobre do mundo e aprende que muitos dispositivos quebrados podem ser consertados com algum esforço.

SESSÃO 03 – ESPECIAL HUMBOLDT 01 (jovens e adultos)

Humboldt e a Redescoberta da Natureza
Alemanha, 2019, 43 min 30 s
Dir: Tilman Remme / Prod: ZDF

Alexander von Humboldt foi um dos exploradores mais importantes da Alemanha e foi parcialmente responsável pelo reconhecimento da geografia como ciência empírica. Suas viagens de pesquisa o levaram à América Latina, aos Estados Unidos e à Ásia Central, onde conduziu trabalho de campo científico em várias áreas, incluindo física, química, geologia, botânica e astronomia. Por ocasião do aniversário de 250 anos do naturalista alemão, a historiadora Andrea Wulf faz uma viagem empolgante pelo mundo e leva o espectador às corredeiras do rio Orinoco e aos picos mais altos dos Andes, que moldaram o novo entendimento de Humboldt sobre a natureza.

SESSÃO 04 – ESPECIAL HUMBOLDT 02 (jovens e adultos)

Humboldt 250 – O Redescobridor da América Latina (jovens e adultos)
Episódios 01  a 07
Alemanha, 2019, 62 min
Dir: Christian Roman / Prod: DW

Como geólogo, humanista e pioneiro da ecologia, Alexander von Humboldt continua inspirando cientistas nos dias de hoje. Ele foi para a América do Sul procurando entender como “todas as forças da natureza estão interligadas e interconectadas” e ele encontrou a inspiração que precisava ao escalar e fazer medições na “Avenida dos Vulcões no Equador. Ele era fascinado pelas culturas indígenas e testemunhou o tratamento brutal infligido aos trabalhadores indígenas e africanos. Já a corrente de Humboldt, ao longo da costa do Pacífico da América do Sul, é um gigantesco ecossistema marinho, que ficou famosa graças ao cientista. Ela também afeta o clima global e é altamente sensível às mudanças climáticas.

SESSÃO 05 – TERRA: A NATUREZA DO NOSSO PLANETA

Episódio 01: Ar
Áustria, 2018, 49 min 59 s
Dir: Petra Lederhilger / Prod: Terra Mater Factual Studios GmbH

À primeira vista, nossa atmosfera parece vazia, mas é um habitat para a vida e é o lar de uma ampla variedade surpreendentemente de criaturas. Muitas aves marinhas, como o albatroz, ou o papagaio-do-mar do Atlântico, passam boa parte da vida voando, assim eles cobrem distâncias enormes. O recordista é a andorinha-do-mar, que pode permanecer no ar por meses, voando milhares de quilômetros. Beber, alimentar-se e até dormir, a andorinha-do-mar desempenha todas as atividades vitais em voo. Somente durante a estação de reprodução é que esse passageiro frequente chega à terra, onde cria seus filhotes em grandes colônias.

SESSÃO 06 – TERRA: A NATUREZA DO NOSSO PLANETA


Episódio 02: terra
Áustria, 2018, : 49 min 59 s
Dir: Petra Lederhilger / Prod: Terra Mater Factual Studios GmbH

As placas tectônicas do nosso planeta estão em constante movimento. Quando elas colidem e se chocam umas com as outras, podem ocorrer terremotos ou tsunamis. Paradoxalmente, as forças destrutivas abaixo do solo são também fonte de vida nova. Começa quando as sementes de plantas são transportadas pelo vento para as novas ilhas, germinam e a vegetação se enraíza. A colonização de um novo território é muitas vezes uma questão de sorte. Quando morcegos frugívoros migram para ilhas tropicais, eles inadvertidamente espalham sementes de plantas de um lugar para o outro através de seus excrementos; o vento pode transportar aranhas, ainda agarradas às suas teias, por grandes distâncias para estranhas casas novas.

SESSÃO 07 – TERRA: A NATUREZA DO NOSSO PLANETA

 
Episódio 03: Água
Áustria, 2018, : 49 min 46 s
Dir: Petra Lederhilger / Prod: Terra Mater Factual Studios GmbH

É irônico que chamemos nosso planeta de “Terra” quando 2/3 de sua superfície estão cobertos de água! Os oceanos, com suas temperaturas flutuantes e correntes globais, também atuam como uma força motriz para fenômenos meteorológicos locais e mudanças climáticas globais. Além disso, eles fornecem um imenso habitat para uma variedade s das mais importantes são plantas e bactérias microscópicas. Sob as condições ambientais certas, elas podem ser vistas do espaço em um dos espetáculos mais misteriosos da natureza — a proliferação de algas, uma repentina reprodução em massa do fitoplâncton que muda a cor de vastos corpos de água em uma extensão luminescente e azul esverdeada. É uma vista maravilhosa, mas, como tantas vezes acontece na natureza,o que é bom para alguns é mortal para outros.