Conselhos de crianças na TV infantil

As crianças dizem o que querem ver na TV infantil. E são ouvidas. Canais de TV dirigidos a crianças da Argentina e da Colômbia criam conselhos consultivos e criativos de meninos e meninas

 

Giovana Botti

A compreensão de que as crianças são sujeitos ativos, cidadãos produtores de cultura e conhecimentos, felizmente está nas bases de grande parte dos projetos contemporâneos que tratam sobre infâncias. Mas, na prática, nem sempre o discurso de abertura e participação à escuta infantil chega de forma genuína à ação institucional. Em duas televisões latino-americanas dirigidas a crianças, entretanto, a defesa da escuta infantil já faz parte da construção coletiva da programação.

Pakapaka, o canal de televisão infantil pública da Argentina, criou em abril de 2021 o Conselho de Meninos e Meninas no projeto “Inventar Pakapaka”, experiência inovadora para estabelecer diálogo e consulta participativa com as crianças. Ouvir e pensar juntos, para que a audiência ajude a construir o canal.

 

Eureka, o primeiro canal de televisão infantojuvenil da capital colombiana Bogotá, também criou um conselho assessor de crianças e adolescentes para a programação. Em novembro de 2021 começaram as atividades de Generación Eureka, espaço de participação para analisar e criar novos conteúdos.

 

Consejo de Niños y Niñas de Pakapaka

– Alguma criança aqui se lembra de algum direito que tem? Podem escrever ou responder em voz alta.
Assim chamavam em espanhol os moderadores do encontro online, em uma das dinâmicas da sessão que reunia crianças de várias partes da Argentina. Era véspera do Dia Internacional dos Direitos da Infância e o Consejo de Niños y Niñas de Pakapaka se encontrava para falar de sonhos.

– Direito a ter família, dizia uma das crianças.
– Direito a ter um lar, seguia outra.
– Direito à educação.
– Direito que não te assustem.

E proliferavam mensagens no chat de conselheiros infantis do canal, ávidos para participar da dinâmica virtual. Os encontros reúnem crianças de 7 a 11 anos de idade, para analisar e criar propostas culturais de Pakapaka.

 

A primeira formação do conselho foi de 16 crianças, de 7 a 11 anos de idade, e uma nova convocatória foi aberta para a renovação do quadro de 2022; agora com ampliação para 21 meninos e meninas, que serão escolhidos por sorteio.

E como a escuta das crianças e a construção colaborativa sobre o que se vê na TV infantil pode enriquecer o processo criativo? Nós conversamos com a diretora de Pakapaka, Cielo Salviolo, para conhecer mais sobre o conselho de crianças. Confira a entrevista com Cielo Salviolo.

 

Generación Eureka

No Canal Eureka, de Bogotá e região, o conselho assessor é formado por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Logo no primeiro encontro virtual que reuniu os integrantes da Generación Eureka, uma menina do grupo já pediu mudanças; mais atenção para a parte rural da capital colombiana.

São contribuições como essa que o canal busca entre a audiência. A consulta às crianças tem feito emergir temáticas e formas de abordagens dos conteúdos que serão aplicados em novos conteúdos e estratégias de Eureka. Sandra Téllez, produtora de participação de Eureka, contou ao comKids como está sendo essa experiência. Veja a entrevista.

Leia também:

Conselho de crianças ajuda a criar personagem de série e novos formatos de Pakapaka

Generación Eureka estimula participação infantil para a cidadania

Posts relacionados