EVENTOS

Por: Julio Gurgel(Redator)

Ninguém percebeu o tempo passando durante o workshop da alemã Maya Götz, que aconteceu nesta terça-feira, 4, no Sesc Consolação. Durante duas horas, a diretora da Fundação Prix Jeunesse interagiu com o público presente, decifrou a psicologia embutida nos programas e TV, desnudou a estrutura narrativa de cada um deles e ajudou os presentes a entender como as crianças os interpretam.

Em sua apresentação, Maya traz um apanhado de vídeos submetidos a pesquisas junto a crianças de diversas faixas etárias e de diferentes partes do mundo. O ComKids buscou aqueles que mais causaram impacto junto à audiência. Dá uma olhada:

O menino, a favela e a tampa da panela (Brasil)
Aqui a ideia é entender a mensagem que o vídeo passa para crianças em diferentes partes do mundo: como o ato do pequeno protagonista é interpretado (roubo, brincadeira de moleque) e como sua mãe reage ao desfecho.

Mia’s first 5 meter dive (DR/Dinamarca)
A ideia aqui é interpretar como as diferentes audiências (meninos/meninas) reagem ao desafio da pequena Mia frente ao trampolim.

The little boy and the beast (ZDF/Alemanha – TRAILLER)
Infelizmente, o vídeo não está disponível em sua totalidade. Por trás desta bela animação, a ideia é entender como as crianças interpretam o tema “divórcio”.

Maya Götz também é diretora do Instituto Central Internacional para a Juventude e a Televisao Educativa (IZI). Em seu site pessoal, disponibiliza algumas publicações úteis.