Novidades

Por: comKids (Redator)

A Chiqui González, Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé – na Argentina, tem presença confirmada no comKids Inovação, no dia 24/04, no Goethe-Institut. Temos a felicidade de anunciar que ela fará a palestra de abertura para contar sobre os espaços dedicados a infância que ela e sua equipe criaram. Nossa equipe está muito feliz de fazer este anúncio para vocês! A seguir, compartilhamos o texto do LatinLab sobre o trabalho realizado em Santa Fé.

Texto do LatinLab, por Cielo Salviolo

A província de Santa Fé, no Centro da Argentina, tem o privilégio de ter a queridíssima Chiqui González, uma criadora incansável de espaços e propostas culturais para as infâncias argentinas que enriquecem as experiências, as histórias e os repertórios dos meninos e meninas de todo o país.

Alguns dos conceitos que orientaram as propostas culturais e recreativas que ela e sua equipe puseram à disposição de garotos e garotas de todo o país permeiam todos nós que trabalhamos a relação entre infâncias e cultura, desde uma perspectiva que reconhece a todos os meninos e meninas como produtores culturais.

O Tríptico da Imaginação (El Molino, La Redonda y La Esquina Encendida) na cidade de Santa Fe e o Tríptico da Infância (La Isla, El Jardín y La Granja) em Rosário, são lugares com uma poética particular, onde os passeios, os jogos, a disposição dos elementos, nos recordam o nosso lado humano, nos remetem a estados de felicidade, de prazer, de brincadeiras, de liberdade, de imaginação e de criação com os outros.

divulgação

divulgação

A infância, diz Chiqui, é “transmissão” e “criação” de cultura de uma só vez. Por isso, quando pensamos e projetamos nossas propostas culturais, estamos na verdade honrando, facilitando e apoiando o que é próprio da infância: o jogo, a imaginação e a apropriação pelas novas gerações do melhor que oferece o acervo cultural legado pelas gerações anteriores.

Não se trata de impor os valores que as crianças têm que internalizar para criar uma sociedade melhor no futuro, e sim de respeitar os processos mediante os que construímos cultura entre todos, e sobretudo aqueles processos de renovação da cultura próprios da infância.

Projetar propostas culturais inovadoras para a infância implica incluir nessas propostas os modos de ser e estar no mundo que a infância possui: o jogo, a imaginação, as perguntas, o estudo, a exploração e a mediação do real. Mas é necessário também nos perguntarmos quais aportes queremos fazer, para que queremos fazê-los e como aquilo que faço para e com as crianças enriquece os seus repertórios culturais, cria afeto, abre caminho à liberdade e convida ao jogo.

divulaçc

divulgação

A cultura precisa da proximidade do cotidiano, do vínculo, porque sem o cotidiano não existe o afeto, e precisa também da distância da imaginação poética porque sem a imaginação poética não há mudança, não há transformação. Esta é a ideia que está por trás dos maravilhosos espaços que Chiqui González e sua equipe criaram.

Vale a pena conhecê-los, reconhecê-los e deixar-se inspirar por eles.

Links relacionados:

Congreso de la felicidad

Chiqui González en TED: “Ser un salto”

Rosario, ciudad de los niños

La Redonda

El Molino

comKids inovação: dia 24/04, Goethe-Institut – São Paulo, das 09h às 19h.
Palestra de abertura: Chiqui González.

acervo pessoal

acervo pessoal

Sobre a Chiqui: Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé desde 2007, María de los Ángeles “Chiqui” González é advogada, especialista en Derecho de Familia pela UNR, Argentina. Durante sua gestão, Chiquí González criou o projeto “Tríptico de la Infancia” de Rosario, circuito pedagógico integrado por espaços públicos urbanos, mostras e dispositivos lúdicos destinados a crianças e adultos para a convivência, educação, criação e imaginação: La Granja de la Infancia, El Jardín de los Niños e La Isla de los Inventos. Além de transformar a cidade de Rosário em um grande cenário de aprendizagem e em uma escola da democracia, o projeto contribuiu para a recuperação patrimonial do município. Chiquí González também é vicepresidente do Conselho Diretivo de ATEI (Associação de televisão educativa iberoamericana) e participou da criação de canais de televisão dedicados às crianças na Argentina – Pakapaka e Canal Encuentro –, e do Programa Señal Santa Fé, iniciativa dedicada a produção de conteúdos audiovisuais sobre a memória, história e cultura santafesina. Além de docente titular da Universidade de Buenos Aires (FADU – UBA) e da Escola Internacional de Cinema e Televisão ECTV, Chiqui também conta com uma extensa produção teatral como atriz, diretora e dramaturga dentro e fora do país.

Para saber mais sobre a programação e as inscrições do comKids inovação clique aqui.