Novidades

Por: comKids (Redator)

Como as lentes dos audiovisual podem empoderar os espaços de participação e vivência das crianças e das juventudes? Nas cidades, nos povoados, nos ambientes educativos e em caminhos e lugares diversos das crianças, como se contam as histórias das infâncias? Esse é o eixo temático da décima edição do Festicine – Festival de Cine: Infancia y Adolescencia, que premia obras infantojuvenis de realizadores nacionais e estrangeiros, e reúne especialistas da área de 7 a 14 de setembro em Bogotá, na Colômbia. O comKids estará presente e antecipa aqui alguns destaques da programação.

Premiação e exibições

As mostras competitivas vão eleger os melhores curtas em animação, ficção e a melhor série de TV. Obras de realizadores profissionais do Brasil, além de outros 19 países, também disputam os prêmios, e o festival dedica categorias especiais de premiação a curtas realizados por crianças e adolescentes da Colômbia, em ficção e animação.

Para conhecer os finalistas que concorrem às oito categorias, acesse o catálogo do festival.

A organização prevê que o público dos filmes chegue a 10 mil crianças, adolescentes e jovens na edição deste ano. As exibições serão realizadas em diversos pontos espalhados pela capital Bogotá, em universidades, escolas, salas de cinema e bibliotecas.

Bakatá Lab

Sob o eixo temático, “Territorios de Participación por la Niñez y Juventud”, o Festicine também tem espaço para formação acadêmica com enfoque na indústria do audiovisual infantojuvenil, no II Bakatá Lab. A diretora-geral do comKids, Beth Carmona, é uma das convidadas do Workshop “Semillero de Proyectos Audiovisuales” (dirigido a profissionais de cinema, TV e de produção cultural voltada ao público infantil) e ainda participa do Painel “3,2,1… ¡Grabando Internacional!”, sobre audiências jovens, seus consumos, ritmos e preferências.

Confira a programação do Bakatá Lab!

Festival de Cine Infancia y Adolescencia

Destaque: Capitán Nariz de Lata, Pakapaka, Argentina. Conteúdo está na mostra do evento.