Novidades

Por: comKids (Redator)

85 produções, de nove países, passam para a fase final da competição

Após cuidadosa etapa de avaliação, é com muita alegria que anunciamos a lista de produções finalistas que irão concorrer aos prêmios oferecidos nesta edição. Parabéns aos finalistas e preparem-se para o Festival!

 

Relatos da avaliação

Em 2021, mesmo frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, recebemos um número recorde de inscrições: mais de 270, vindas de 11 países da América Latina e Península Ibérica. Constatamos que, de forma geral, os níveis de qualidade e volume de produções infantojuvenis na região têm se mantido.

Destacamos em especial as produções nas categorias de 7 a 10 anos ficção e não ficção, que, pela quantidade e qualidade, tiveram nota de corte alta, acima dos 8 pontos. Portanto, recomendamos aos interessados também a busca pelos demais inscritos no catálogo, que será divulgado durante o evento. 

Após a primeira fase de avaliação foi possível levantar, também, alguns pontos sobre o cenário do audiovisual infantil na região. Seguimos com relativamente pouca produção de não ficção para a primeira infância, apesar de sabermos que existe um potencial imenso de exploração temática e estética quando se fala com os pequenos. 

Também constatamos uma questão recorrente nas produções destinadas ao público adolescente, apontada por diversos jurados, que é uma certa dificuldade de se falar diretamente com eles, já que surgiram vários conteúdos sobre eles, e não para eles. 

Na categoria Conteúdos Curtos recebemos 57 obras, demonstrando que as linguagens ágeis e que transitam pelas redes sociais e internet estão sendo produzidas em grande escala.

O Festival conta com uma limitação de horas de exibição na plataforma e por isso queremos salientar que muitos conteúdos com níveis altos de produção infelizmente não puderam ser incluídos na seleção final. O Catálogo do Festival é um documento de referência que pode ser consultado por todos.

 

Agradecimento aos jurados

A lista das produções finalistas é resultado do trabalho de avaliação coordenado pelo comKids com o pré-júri do Festival – uma comissão internacional de profissionais das áreas de mídia, educação, cinema e arte, com um olhar dirigido para o público infantojuvenil. A equipe foi formada por 28 profissionais, de nove países, que refletem uma mostra diversa e representativa da cultura de nossa região.

Veja abaixo quem integrou o pré-júri desta edição:

Até 6 anos ficção: Leonardo Khuriyeh (Brasil), Ludmila Figueiredo (Brasil). Alvaro Adib (Uruguai) e Mariana Hidalgo (Chile).

Até 6 anos não ficção: Aldana Duhalde (Argentina), Irma Acosta (México) e Marcelo Rocha (Brasil).

7 a 10 ficção: Ana Barbara Ramos (Brasil), Felipe Barquete (Brasil), Eneas Pereira (Brasil), Giselle Geney (Colômbia) e Vicky Romano (Argentina).

7 a 10 não ficção: Arthur Felipe Fiel (Brasil), Laura Piaggio (Argentina) e Waldete Tristão (Brasil).

11 a 15 ficção: Carlos Céspedes (Venezuela), Marcelo Lima (Brasil), Regla Bonora Soto (Cuba) e Vale Dotro (Argentina).

11 a 15 não ficção: Barbara Trugillo (Brasil), Fernanda Rotondaro (Argentina), Mariana Cano (México) e Solange Alboreda (Brasil).

Conteúdos curtos: Begoña Esteban (Espanha), Cristino Wapichana (Brasil), Débora Pill (Brasil), José Ángel Diepa Brito (Cuba) e Yenny Santamaría (Colômbia).

 

Listagem dos finalistas

Todos os conteúdos nomeados como finalistas serão exibidos ao público participante do Festival, em sessões divididas por categoria e seguidas por votação em plataforma online, via streaming. As inscrições para participantes serão abertas no mês de julho. Os vencedores serão divulgados em transmissão ao vivo, a ser realizada no dia 16 de agosto.

Confiram aqui a lista dos 85 conteúdos finalistas da edição 2021 do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, por categorias.

O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 acontece de 09 de agosto a 05 de setembro, com programação totalmente virtual, e contando com as mostras infantojuvenis, também abertas ao grande público.

O evento tem apresentação da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contando com a realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, do Goethe-Institut São Paulo e do Sesc SP. A parceria é da Singular – Mídia e Conteúdo e da Fundação Prix Jeunesse International.

 

Foto do destaque: comKids PJIBA 2019. Danila Bustamante / comKids.