Novidades

Por: comKids (Redator)

Além da programação intensa de curtas e médias-metragens, que conta com 37 obras internacionais debatendo os mais variados temas da ciência atual, o Science Film Festival 2021 tem, em sua programação, cinco lives que tratam da relação entre os campos da ciência e educação, passando também pelo tema 2021, que é “Mais saúde, com ciência e conhecimento”. As lives são transmitidas pelo canal do comKids no YouTube e na página do SFF Brasil no Facebook 

Confiram abaixo quem quem são os debatedores e convidados que estarão conosco em cada uma das atividades.

– Pós-pandemia: luto e transformações emocionais (22/10, 17h)

Live contará com a presença de Sidarta Ribeiro – neurocientista, autor, vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN; Jeane Tavares – psicóloga, PhD em saúde pública; Letícia Beatriz – estudante, participou da série “Os jovens e o Corona” O debate que terá a mediação de Mariluce Moura, do Instituto Ciência na Rua.

– Ciência e Sociedade (29/10, 17h)

Contando com a participação de Paulo Artaxo – pesquisador e professor do Instituto de Física da USP, especialista em mudanças climáticas; Agnaldo Arroio, prof. associado da Faculdade de Educação USP e chair do IOSTE – International Organization for Science and Technology Education; e Margarete Dalcolmo, médica pneumologista da Fiocruz. A mediação está por conta de Marcia Regina Bongiovanni, jornalista e repórter Senior da Fund. Padre Anchieta e TV Cultura.

– Tecnologia, Robótica e Espaço (05/11, 17h)

Débora Garofalo, Coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo; Fernando Nascimento, físico, professor e coordenador pedagógico da FIA e colaborador do Inst. Principia; Lucas Fonseca, Engenheiro Espacial e Astroempreendedor (Missão Garatéa e Airvantis). Moderação de Maria Guimarães, editora do site da revista Pesquisa FAPESP, bióloga e especializada em jornalismo científico.

– O desafio de um mundo em mutação (12/11, 17h)

Prof. Dr. Jorge Kalil (USP), médico imunologista e diretor do Laboratório de Imunologia do Incor; Prof. e divulgador científico Lucas Gonçalves (UFMG); e Lisiane Muller, bioarqueóloga e produtora da série “Evolução para todes”, participante do SFF Brasil 2021. O debate terá a moderação de Giovana Botti, pesquisadora e jornalista do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.

– O que os estudantes pensam sobre ciência? (19/11, 17h)

Participantes a confirmar

O Science Film Festival Brasil 2021 é uma realização do Goethe-Institut e do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, por meio de seu selo de qualidade, o comKids, patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.

Imagem do destaque: Life from Space – Black holes. © Autentic, NHK, arte, ZDF info. SFF Internacional, divulgação.