Monstros urbanos em “O dia que acordei diferente”

Acontece de a gente caminhar sem prestar atenção ao redor. Acontece. Costumamos fazer os mesmos caminhos de sempre enquanto pensamos na vida ou falamos ao telefone sem nem dar conta de que há várias criaturas divertidas ou surpreendentes escondidas por aí. Isso também se passava com a artista Renata Bueno, até o dia em que ela acordou diferente. “Saí andando pela rua e comecei a ver coisas que nunca tinha visto antes. Seria um sonho?”

Assim começa Monstros Urbanos, livro que ganhou nossos corações, publicado pela editora WMF Martins Fontes.

31_monstros01
Foto: divulgação

“Meus olhos me mostravam surpresas no caminho que todos os dias eu fazia. Olhava tudo como se fosse pela primeira vez. Uma cara engraçada surgiu no asfalto. Um bicho no muro descascado, um monstro formado num canto do céu. (…) Um dia acordei diferente e depois desse dia nunca mais a vida foi igual. Passei a ver o mundo com meu corpo inteiro e aproveitar a cidade para transformar o que parece fixo em móvel. Brincar de olhar para a cidade e fantasiar.”

Foram cerca de dois anos levando o bull terrier Mentex pra passear no Largo do Arouche, centro de São Paulo, e aproveitando para fotografar os monstros que apareciam em sua frente. São muitos os registros, que no livro ganham forma através da criatividade. O que Renata enxergava ela capturava, levava pro estúdio e ali tinha novas ideias, colocadas sobre a foto até que virassem histórias – como você vê nas fotos do pessoal do Hipopómatos na Lua.

1
Foto: divulgação
2
Foto: divulgação

De capa dura e trabalhado numa edição caprichada de 32 x 22 cm, Monstros Urbanos é uma coleção-convite a explorar o lado de fora. Tem dois textos doces e divertidos – um que abre e outro que fecha – e um miolo feito de criaturas expressivas e doidas pra se comunicar com o leitor. Algumas tomam a página dupla e até interagem entre si. Outras são mais verticais e nos preparam para a página seguinte.
Para um público nada específico, mas sim para todos (de todas as idades) que gostam de livro, ilustração, fotografia e fantasia.

Como fãs do trabalho da Renata, não podemos deixar de lembrar a vez que passou pelo Garatujas, participando do #PáPum. E pra quem está do outro lado do oceano, uma dica: esses e outros monstros inéditos da artista seguem em cartaz da Bedeteca de Beja, Portugal, até 31 de dezembro.

3
Foto: divulgação
4
Foto: divulgação
5
Foto: divulgação
6
Foto: divulgação
7
Foto: divulgação
8
Foto: divulgação
9
Foto: divulgação
10
Foto: divulgação

Garatújas Fantásticas

http://garatujasfantasticas.com/

Com foco em arte e literatura, o Garatujas Fantásticas é uma iniciativa do Estúdio Voador, uma ponte para que adultos e crianças experimentem o mundo juntos, troquem olhares e experiências.

Posts relacionados