Colunista

Garatújas Fantásticas

Por: Garatújas Fantásticas

rabisco1

Garatujas é um tipo de animal? O Rabiscão é uma espécie garatuja de animal? Mas afinal, o que identifica um animal? Ah, não nos preocupemos com isso. O melhor jeito de falar sobre esse assunto é convidar os bichos que já passaram pela nossa página para fazer bagunça aqui. Eles são todos diferentes. O Vitório, por exemplo, é um porquinho que sonha com galinha e guarda-chuva. No iPad, tem bicho que gosta de se vestir e outros que preferem ganhar forma através de desenhos. Até teatro de bicho tem – pois será que foi daí que surgiu o macaco de meia? O quê? Macaco usa meia? Bem, isso tudo é complicado de explicar. Só não é mais complicado do que falar do comportamento reprodutivo animal de maneira científica. Quer dizer, do jeito que segue abaixo, até isso fica bastante divertido e visual. Quer ver?

livro_entrevista

Sonhe com o Vitório

vitorio1-e1338854817341

Vitório fecha os olhos e sonha. Vestido numa camiseta listrada, capa vermelha e cercado por confetes (as deliciosas bolinhas coloridas de papel), ele vai longe e cria um lugar fantástico onde tudo é possível. Eita porquinho legal, que recebe amigos, cai em poça de fundo do mar, vê pato dançar de guarda-chuva, letras caírem do céu.

Assim é que Vitório leva aventuras e doçuras na imaginação, e faz a gente acreditar que todos os mundos podem ser vividos de um jeito divertido. Ele viaja entre as páginas do seu livro – onde é o personagem principal – e deixa espaço pra gente imaginar junto. No papel, O Sonho de Vitório é um capricho feito de imagens, sem uma palavra sequer, uma aventura flutuante que acaba de ser lançada pela Cosac Naify.

São 32 páginas que nos dão a oportunidade de estar na história e guardar os melhores momentos ali mesmo. Como envelopes sem fundo, é possível brincar com as folhas dobradas e, se quiser, até colocar um pedaço de papel entre as imagens, contando pro Vitório o seu sonho. Ah, porque Vitório não sai contando o sonho pra todo mundo assim, não. Só quem sabe das fantasias dele é a ilustradora Veridiana Scarpelli, autora do livro e de tantos outros trabalhos legais que ela posta aqui.

vitorio2-e1338854954884

Quer saber mais? Garatujas, que é chegada numa figura fantástica, bateu um papo com a melhor amiga dele.

É verdade que o Vitório foi parar no canto do seu caderno de esboços?
Eu estava tentando desenhar outra coisa, mas a mão não obedecia de jeito nenhum. Resolvi deixar ela desenhar sozinha e ela desenhou o Vitório.

Conta pra gente como é que o Vitório dorme?
Ah, ele dorme tranquilo e em qualquer lugar. Ele sabe que os melhores sonhos a gente tem dormindo.

E sonha muito, sem parar?
Sem parar! Sonhar é muito bom, né?!

Ele sonha com animais, letras e super-heróis, tudo junto?
Ele sabe que a gente é dono do nosso sonho, pode fazer / ser o que quiser e levar a história pra onde quer.

E como ele conta tudo isso para você?
Ele faz as imagens aparecerem na minha cabeça. Como num sonho.

Como ele faz quando tem pesadelo, você sabe?
É difícil ele ter pesadelo, viu. Mas, se acontece, ele chama os amigos no sonho pra ajudar a não ter medo. Ou coloca sua capa e sai voando pra longe.

Nos sonhos do Vitório cabe imaginar de tudo um pouco?
De tudo muito! No sonho cabe tudo junto e ao mesmo tempo.

Onde é que ele guarda tantos sonhos? É com você?
Ele me conta alguns. Outros, vai me contar depois. Outros, ele guarda pra ele mesmo, de segredo.

A gente vira as páginas dos livros e parece entrar nos sonhos do Vitório. Você sente isso quando desenha o que ele te conta?
Sim! Cada imagem vem seguida por outra e eu vou indo, indo… no fim, a gente dá muita risada.

É ali, brincando com a imaginação, feliz assim, que a gente tem a impressão de ser um dos amigos do Vitório. Será que uma garatuja pode ser amiga dele ou estamos sonhando?
Mas é claro que pode!! O Vitório adora fazer amigos. Vocês ainda não conhecem os amigos fora do sonho, mas ele tem vários. E eles brincam muito juntos. O mais amigo de todos é o pinguim Elias.

dyi_arte

Criaturas criativas, do papel para a costura

photo-24_gara

Já pensou num livro de atividades para crianças, com vários projetos muito legais do tipo faça-você-mesmo?! Creative Creatures, da artista escocesa Donna Wilson, vai ser do tipo superdivertido e trará projetos tão fofos que vai dar vontade de fazer tudo num dia só!

O livro só deve sair nos próximos meses, e não sabemos ainda se ele será publicado no Brasil. Enquanto isso, que tal encher os olhos com as fotos lindas que a Donna postou no blog Birdie and Bear?

143_gara

Faça você mesmo: macaco de meia

Letícia Pacheco (Camomila) prometeu na Garatujas e fez: pois aqui vai a receita do macaco de meia. Como é um pouquinho mais complexo e envolve tesoura e agulha, é para as crianças fazerem com os adultos ou os adultos fazerem para as crianças, dá para se divertir muito! Você vai precisar de um par de meias – um pé para o corpo e o outro para os membros e outros detalhes. Vale tudo: meia colorida, meia de lã, um pé de cada, meia usada. Só não vale meia com chulé! Também vai precisar de tesoura, agulha e linha ou máquina de costura, fibra para enchimento, botões para os olhos e linha para bordar. E vamos lá!

sockmonkeyga1

Com um dos pés da meia, faça um corte da abertura até o calcanhar, tomando cuidado para não ultrapassar. Pelo avesso, costure em volta à mão ou máquina conforme o pontilhado em vermelho, deixando uma pequena abertura. Vire a meia de volta para o lado direito, este será o corpinho do seu macaco.

sockmonkeyga221

O outro pé vai nos dar os braços, o rabo, as orelhas e a boca do macaco. Corte conforme o molde e costure as partes indicadas na foto de acordo com a linha pontilhada, sempre pelo avesso. A parte da boca fica separada, vamos usá-la jajá.

sockmonkeyga3

Com as partes costuradas, vamos encher os braços, o rabo e o corpo, menos as orelhas e a parte da boca. Na hora que estiver enchendo, você vai perceber que ele vai ficando com um formato meio desengonçado, mas você pode ajeitar esfregando entre as mãos, que nem fazemos com massinha de modelar, sabe? Quando o corpo estiver cheio, feche a abertura com alguns pontos à mão. Faça um pesponto simples ao redor do corpo na altura do pescoço conforme o pontilhado. Você pode puxar de leve as duas partes da linha para criar um pescoço menor, separando a cabeça do tronco.

sockmonkeyg4

Agora vamos costurar os membros. É bem simples, basta virar as aberturas por onde enchemos para dentro e costurar junto ao corpo. Você pode usar um alfinete para ajudar. O mesmo vale para as orelhas e o rabo, que deve ser costurado acima do bumbum do macaco, na parte de trás. Não se preocupe em fazer pontos perfeitos, o legal é ele ficar com cara de feito em casa mesmo.

sockmonkeyga5

Para pregar a boca, dobre seu contorno alguns milímetros para dentro e alfinete logo acima do pescoço. Costure todo o entorno, deixando um espaço para encher. Preencha com enchimento e depois continue a costura até completar a volta toda. Escolha seus botões, costure os olhos, a boca e tcharam! Seu macaco está pronto!

sockmonkeyg7

Olha que amor, não ficou lindo? Use a criatividade para misturar cores, criar expressões e o que mais imaginar!

apps_diversao

Amigos de papel?

photo

Disponível para iPhone, um dos aplicativos que a gente adora é o “Paper Town Friends”, pois ele é bem simples e divertido. Primeiro você escolhe um amigo. Depois, é só decidir como ele vai ser vestido. O próximo passo é salvar no seu telefone e ficar curtindo a brincadeira de ser estilista de animais.

Paper Town Friends iphone app from Robin Rosenthal on Vimeo.

Mais papel!

photo_3

Quase surtamos com esse aplicativo! Drawnimal pede que você coloque uma folha de papel embaixo do iPad e desenhe detalhes de vários animais. Depois de desenhar, é só apertar o play para descobrir que animal é esse – e ainda poder interagir com ele no final! Excelente maneira de aprender a desenhar e a ler também. E é grátis, baixe agora!

DRAWNIMAL from Lucas Zanotto on Vimeo.

 

video_educacao

Comportamento animal

SDVfsb

Isabella Rossellini é uma modelo e atriz iltaliana que escreveu, dirigiu e atuou em duas séries super legais:Green Porno (algo como “Pornô Verde”) e Seduce me (“Seduza-me”). Ambas exibem uma interessante pesquisa sobre o comportamento reprodutivo animal de maneira científica, divertida e bastante visual.

Distante dos clichês, as séries abordam a temática com sutileza e muito bom humor. Nos microepisódios, Isabella retrata os rituais de sedução e acasalamento de criaturinhas aquáticas e terrestres.

adcsdc

Você não precisa ser fera no inglês pra entender as falas pausadas e simples da atriz; e mesmo que você não entenda nada do idioma, vale a pena conferir já que a interpretação e a cenografia ajudam bastante na compreensão das coisas. Olha só:

A aranha:

A abelha:

A minhoca:

A mosca

Até percevejos!

Se você gostou tanto quanto a gente, visite o site oficial dentro do portal da sundance channel ou confira o e-book (para iPhone, iPad ou iPod touch – apenas sistema IOS) disponível na Apple store.

Compartilhe:

   
Garatújas Fantásticas
Garatújas Fantásticas

Com foco em arte e literatura, o Garatujas Fantásticas é uma iniciativa do Estúdio Voador, uma ponte para que adultos e crianças experimentem o mundo juntos, troquem olhares e experiências.