Pakapaka: Conselho de crianças ajuda a criar personagem e novos formatos

Já foi possível ver na tela do canal público de TV infantil Pakapaka, da Argentina, alguns efeitos editoriais da escuta infantil no Conselho de Meninos e Meninas formado para analisar e construir de forma coletiva a programação. A diretora Cielo Salviolo falou ao comKids sobre a atuação do conselho e sobre como o projeto foi elaborado para valorizar as vozes das crianças.

comKids – Qual foi a motivação para a criação do Conselho de Meninos e Meninas de Pakapaka?

Cielo Salviolo – Como um canal público para as infâncias, entendemos que tínhamos a responsabilidade de gerar instâncias de participação coletiva onde meninos e meninas pudessem se expressar, comunicar, agir e intervir a partir da arte e da cultura no mundo que os rodeia. Sempre foi um desafio construir um diálogo cotidiano, profundo e permanente com eles e elas, e conseguir uma participação genuína e constante.

Essa foi a principal motivação deste Conselho: que as vozes das infâncias sejam uma parte ativa do tecido cultural do nosso país, em geral, e de Pakapaka, em particular; permitindo-nos construir um canal vivo, não só para as infâncias, mas com as infâncias.

Yazy, personagem criado por meninos e meninas do conselho infantil de Pakapaka

– Como foi a convocação para a formação do conselho?

O Conselho é formado por meninas e meninos de 7 a 11 anos de todo o país; assegurando paridade, diversidade de gêneros e a participação federal. A partir de 2022, será incluída uma cota para crianças portadoras de necessidades especiais.

Cada edição do Conselho “Inventar Pakapaka” dura um ano, no período que se estende de abril a dezembro. Terminado o período, ele é completamente renovado.

Na primeira edição, foram convidados meninas e meninos que fizeram parte do “Seguimos Educando”, o programa educativo que Pakapaka colocou no ar devido à suspensão das aulas presenciais. Desde 2021, a chamada está aberta e a escolha dos membros será feita sorteio.

– O que Pakapaka já aprendeu com a experiência do conselho?

O “Inventar Pakapaka” reúne-se mensalmente, de forma virtual, e mantém contato permanente através do WhatsApp e Padlet. Nos encontros, o trabalho é feito na modalidade oficina. Dinâmicas específicas são desenhadas de acordo com cada tema, buscando possibilitar reflexões e debates por meio de múltiplas formas de expressão.

As propostas e contribuições do Conselho têm impacto direto no canal. Durante o primeiro ano do Conselho Inventar Pakapaka, vários projetos foram realizados:
Cuidado do ambiente – Os conselheiros e conselheiras manifestaram sua preocupação com o cuidado do meio ambiente e a ecologia. Em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, foi realizado um projeto de criação de um novo personagem para a série “Mundo Zamba” relacionado a esses temas.

Os meninos e meninas trabalharam em conjunto com a equipe de produção no desenho do personagem, suas características e seu nome. Assim nasceu Yazy, uma menina do futuro que tem cabelos violeta, anda de patinete voadora e cuida de plantas e animais. Tem uma preocupação especial com a poluição e as mudanças climáticas.

Campanha “Você não está sozinho, nem sozinha” – Outra preocupação dos conselheiros e conselheiras é a violência entre pares. Fizemos várias reuniões para conversarmos sobre as experiências de cada um e as possíveis soluções para enfrentar esse tipo de problema.
Os meninos e as meninas criaram um manifesto que incluía tanto ações que eles mesmos poderiam tomar quanto demandas para o mundo adulto. Isso foi acompanhado pelo desenho e a distribuição de emojis, para que meninos e meninas que estivessem passando por situações de violência pudessem usá-los.

Apanhadores de sonhos – Durante 2021, Pakapaka teve como eixo “restabelecer o direito de sonhar”. E o Conselho fez parte do trabalho! Durante vários encontros trabalhamos o conceito de sonhar, direito, projeto, desejo.

Por fim, os meninos e meninas elaboraram um guia para conhecer os sonhos das pessoas ao seu redor e coordenaram, juntamente com a equipe Pakapaka, um encontro prolongado em que convidaram mais de 50 meninos e meninas a sonhar.

Cielo Salviolo, diretora de Pakapaka, o canal público infantil da Argentina

– O conselho só tem atividades online? Acompanhei uma bela sessão sobre sonhos. Essas dinâmicas lúdicas são importantes para estimular a participação das meninas e meninos conselheiros?

A maior parte das atividades do Conselho é realizada online, já que os meninos e as meninas vivem em diferentes províncias. As dinâmicas de trabalho são sempre pensadas de forma lúdica, buscando apresentar os diferentes temas e possibilitar diferentes formas de expressão para que todos os meninos e meninas possam participar. Às vezes trabalha-se com todo o grupo, às vezes com o grupo fragmentado. No mês de dezembro, os diretores se conheceram pessoalmente em uma reunião presencial de três dias.

Encontro presencial do conselho de crianças do canal Pakapaka

– O canal já possui projetos de cocriação com crianças? Você pode nos dar um exemplo de alguma atuação visível do conselho no canal?

Sim! Por um lado, como mencionamos, pode-se ver “La asombrosa misión de Zamba y Yazy por el cuidado del ambiente” em que está Yazy, um personagem criado pelos meninos e meninas do Conselho. Você também pode encontrar nas redes os emojis que meninos e meninas fizeram para combater o abuso entre pares.

Por outro lado, no mês de novembro eles realizaram uma entrevista com Carla Vizzotti, Ministra da Saúde da nação, sobre a vacinação de meninos e meninas contra a COVID-19.  A entrevista completa foi ao ar e pode ser vista em nosso canal do YouTube.

Por fim, é interessante compartilhar que os meninos e meninas do “Inventar Pakapaka” analisaram a programação do canal. Junto com os produtores e produtoras, detectaram a falta de programas relacionados a esportes e tecnologia. Os meninos e meninas desenvolveram dois formatos que o canal realizará em 2022.

Para mais informações: https://consejo.pakapaka.gob.ar/

Posts relacionados