Novidades

Por: comKids (Redator)

O “Conversas comKids”, um podcast do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, acaba de sair do forno!

O podcast “Conversas comKids” é a estreia de um trabalho que pretende levar aos públicos brasileiro e latino-americano diferentes aspectos ligados a comunicação, mídia e infância. No primeiro episódio “A voz das crianças nas sociedades democráticas”, uma roda de conversa aproxima Brasil e Argentina e convida à reflexão sobre experiências mais democráticas na relação com crianças. Como a valorização da participação infantil pode contribuir para sociedades menos sujeitas à apatia política?

Do interior do Ceará, uma ONG gerida por crianças aponta caminhos de participação e empoderamento infantojuvenil. Na cidade argentina de Rosário, a criação de novos espaços públicos culturais estimula crianças na vivência da cidadania. O episódio já pode ser escutado nas principais plataformas e agregadores de podcast.

Crianças são protagonistas nas atividades da Fundação Casa Grande, projeto brasileiro apresentado no Conversas comKids. Foto: divulgação.

Crianças na sala de comando

A roda de conversa tem a participação de Júnior do Santos, um dos diretores da ONG cearense Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, e de Mariana Loterszpil, produtora e gestora cultural argentina, diretora-executiva do LatinLab – Laboratório de pesquisa sobre mídias e multiplataformas voltadas para crianças e adolescentes na América Latina.

Além disso, o programa traz o relato de Chiqui González, a idealizadora do projeto argentino do Tríptico da Infância, de Rosário, e de Ana Luísa de Freitas, de 11 anos, locutora de programa de rádio e gerente de biblioteca na ONG Fundação Casa Grande.  

Crianças argentinas brincam em espaço no Tríptico da Infância, um dos projetos apresentados no primeiro episódio do podcast. Foto: divulgação.

Do outro lado do microfone, Giovana Botti, jornalista do comKids e pesquisadora de meios e infâncias, apresenta esse episódio do podcast. 

Podcast contemplado por edital do Goethe-Institut

O Conversas comKids foi selecionado pelo projeto Tramas Democráticas, um programa de intercâmbio do Goethe-Institut que apoiou a produção e difusão de episódios originais de podcasts que dessem visibilidade a experimentos e inovações da sociedade civil e estimulassem reflexões sobre o futuro da democracia na América do Sul. Foram escolhidos 17 projetos em mais de 1000 propostas inscritas. O objetivo era ampliar a diversidade de vozes, com seus diferentes sotaques e experiências, nos diálogos sobre a crise democrática no continente. O programa completo também pode ser conferido, bem como os outros projetos selecionados, no site do Goethe-Institut, aqui.

O conversas comKids está disponível nas principais plataformas de Podcast: Spotify, Anchor, Google Podcasts, Pocket Casts, Breaker