Novidades

Por: comKids (Redator)

Produções do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Equador foram finalistas no Japan Prize 2020. A tradicionalíssima premiação de conteúdos midiáticos educativos elege os melhores do mundo em um evento anual realizado desde 1965. Os finalistas foram selecionados pelo júri do festival. Para conhecer o resultado final, acesse aqui.

Entre os finalistas da categoria Pre-School concorreram duas produções latinas. Do Brasil, a finalista foi a série brasileira “O menino que engoliu o sol” (Pólofilme). Do Chile, a série de docu-animação Pichintun (CNTV Infantil) concorreu com o episódio “Panchita, una niña de circo”.

Na categoria Primary, a Colômbia estava entre os finalistas com “¿Qué harías tú?” (Señal Colombia-RTVC), episódio “El buen amigo”. A Argentina foi finalista com o projeto crossmedia “Ventanas al Mundo” (Pakapaka) na categoria Digital Media Division. A categoria Proposal Division, que apresenta projetos em sessões de Pitch, também teve finalista latino-americano, o documentário “Escuela sin Pizarra” (Headlight Comunicaciones), do Equador.

Brasil
Categoria Pre-School
Inspirada na poesia de Manoel de Barros e na mitologia indígena Guaitó, a série brasileira de animação “O menino que engoliu o sol” (Pólofilme) tem direção de Patrícia Alves Dias e produção artística de Joel Pizzini. 

 

Chile
Categoria Pre-School
Pichintun (CNTV Infantil) é uma série de docu-animação sobre crianças de diferentes partes do Chile. Dirigida por Karen Garib, a série foi a vencedora do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2019, na categoria Até 6 anos não ficção.

 

Colômbia
Categoria Primary
A série “¿Qué harías tú?” (Señal Colombia-RTVC) ouve crianças de 9 a 11 anos de idade sobre dilemas morais e temas contemporâneos como xenofobia, bullying, homofobia, corrupção e muitos outros. A série colombiana foi vencedora do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2019, na categoria 7 a 10 não ficção, e finalista do Prix Jeunesse Internacional 2020.

 

Argentina
Categoria Digital Media Division
O projeto crossmedia da TV pública infantil argentina Pakapaka está na televisão aberta e no website estimula a arte para crianças em experiência coletiva.

 

Equador
Categoria Proposal Pitch
“Escuela sin Pizarra” (Headlight Comunicaciones), do Equador, trata da dificuldade de muitos professores para atender alunos de baixa renda em um contexto de vulnerabilidade que se agrava em razão da pandemia do Covid-19.

Para conhecer outros finalistas do Japan Prize, acesse aqui.