A força das boas histórias para crianças e o potencial transmídia das produções

workshop Storyworld: Academy for Children’s Media (VAGAS ESGOTADAS) Um dia de atividades com especialistas internacionais em conteúdos infantis no Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2019, na capital paulista.

Acesse a programação completa do Festival comKids, de 12 a 17 de agosto, em São Paulo!

O workshop sobre storyworld terá tradução simultânea e será ministrado dia 17 de agosto, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, por Margret Albers (Alemanha), gerente de projetos da Associação Alemã de Cinema Infantil e diretora de estudos da Academy for Children’s Media, e por Alison Norrington (Reino Unido), roteirista de cinema e TV, direto­ra de criação da Storycentral.

Elas anteciparam nesta entrevista ao comKids um pouco do tema do workshop: o desenvolvimen­to de conteúdo infantil na Academy for Children’s Media e o potencial transmídia dos projetos.

comKids – Quais são as atividades desenvolvidas na Academy for Children’s Media para profissionais?
Margret Albers – A Academy for Children Media (AKM) é o programa de bolsas de estudo da German Children’s Film Association. Desenvolvimento é o conceito central do AKM e isso também se aplica ao próprio projeto da academia: em módulos, plataformas para os quais o conteúdo precisa ser desenvolvido, e métodos que têm sempre sido atualizados ao longo dos seus 19 anos de atuação, adaptados às mudanças do mercado e cada vez mais aprimorados.

Desde a nossa edição de 2018/19, o AKM permite que os autores desenvolvam suas próprias histórias nas áreas de filmes, storyworld e livros. Dentro desse processo, eles desenvolvem histórias, descobrem quais plataformas são mais adequadas e pertinentes, conhecem melhor as habilidades, desejos e hábitos do nosso público-alvo e adquirem uma visão geral, bem fundamentada, da indústria de mídia infantil, com insights sobre os processos de trabalho.

– Os filmes para crianças estão ganhando mais força com o aumento do consumo de produções infantis em diferentes plataformas? Como isso afeta os produtores de conteúdo infantil?
Margret Albers – Atualmente, as crianças têm acesso a muito mais conteúdo de mídia feito para elas, mais do que nunca. Os filmes são uma mídia muito forte, mas apenas parte de um enorme portfólio midiático. Se você quiser contar histórias para crianças, deve pensar cuidadosamente sobre qual plataforma você pode usar melhor para alcançar seu público.

– Atualmente as estratégias de storytelling tornaram-se mais importantes para muitas áreas, e não apenas para filmes, TV ou games. Por que contar histórias se tornou tão estratégico?

Alison Norrington – O storytelling não mudou, mas a forma com que o público encontra as histórias que ama tem mudado. O acesso, a conscientização e a liberdade que a internet e as mídias sociais trouxeram mostram que os modelos de distribuição mudaram pois as histórias agora podem viajar através de audiências, entre países e entre plataformas. São tempos incríveis, mas a estratégia e a história precisam ser super fortes.

– Além da qualidade de uma ótima narrativa, boas práticas em contar histórias também estimulam o engajamento dos fãs e podem melhorar a experiência de interatividade. Isso é ainda mais importante para a mídia voltada ao público infantil. já que se trata de um público com grande imersão no conteúdo oral/audiovisual e forte conexão com os personagens?

Alison Norrington – Todos aprendemos por meio de histórias e as crianças estão especialmente abertas a isso. A mídia voltada ao público infantil tem a oportunidade de educar, de guiar pelo exemplo, para inspirar e abrir a mente das crianças, especialmente com vistas ao empoderamento delas para o futuro. A relação dos fãs, a interação e a imersão são gatilhos de engajamento que precisam ser entrelaçados em uma história para que as crianças tenham a oportunidade de fazer parte de algo, e para que os contadores de histórias construam uma franquia perene.

A roteirista e produtora Alison Norrington é uma das ministrantes do workshop Storyworld: Academy for Children’s Media

WORKSHOP

Storyworld: Academy for Children’s Media

17 de agosto, sábado

Sessão da manhã: 10h às 12h30

Sessão da tarde: 14h às 18h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Tradução simultânea

Inscrições pelo site do CPF Sesc 
Valor R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia) e R$ 15 (associados Sesc)
Lotação: 70 lugares

Confira outros workshops do Festival comKids 2019!

Foto do destaque: Margret Albers, divulgação.

Posts relacionados