A mídia e as Tic’s, recursos para os pré-escolares

Os pais e as mães usam cada vez mais a mídia para ajudar seus filhos na preparação para a escola primária, segundo um estudo da PBS Kids de janeiro de 2014.

social-media-school

Um estudo recente da PBS Kids aponta que os pais estão recorrendo cada vez mais aos meios de comunicação e à tecnologia para ajudar os seus filhos em idade pré-escolar a se prepararem para a escola primária.
A pesquisa indagou pais e mães com filhos de dois a seis anos nos EUA. Dentre os resultados, ela adverte que os pais acreditam que os meninos e as meninas precisam de um conjunto de habilidades mais amplas do que as acadêmicas, tais como a matemática e a leitura.
Os adultos classificaram as habilidades sociais e emocionais em primeiro lugar – 88% disseram que é importante que os seus filhos dominem as habilidades sociais antes de ingressar na escola primária. Entre os recursos utilizados pelos pais para ajudar a desenvolver as habilidades sociais e emocionais de seus filhos estão os programas de televisão como a principal opção. Em seguida estão os livros, os brinquedos eletrônicos de aprendizagem, os jogos de computador e os sites e aplicativos.
Além disso, 89% dos pais entrevistados avaliam que os recursos dos meios e da tecnologia podem ser valiosos na educação das crianças. Três quartos dos respondentes (75%) utilizam a tecnologia com o computador para preparar os filhos na educação pré-escolar. Deles, 82% utilizam as novas tecnologias para auxiliar com o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos pequenos. 75% utilizam a nova tecnologia para as habilidades de leitura e 67% para as habilidades de escrita.
A notícia é importante para a indústria de entretenimento infantil. As principais companhias de mídia estão gerando cada vez mais opções para as crianças pré-escolares, que incluem novos programas de TV, aplicativos e sites. A nova proposta para pré-escolares da Nickelodeon, com uma série de conteúdos com enfoque educativo, e a ampliação da presença da Disney, com propostas interativas, para pré-escolares em dispositivos móveis, são um exemplo disso.
A PBS Kids também lançou recentemente Daniel Tiger’s Grr-ific Feelings. É o terceiro aplicativo que será publicado, da popular série “Daniel Tiger’s Neighborhood”, transmitida pela PBS Kids nos EUA. O aplicativo para iPad foi projetado para crianças de quatro anos e se propõe a ajudar as crianças a identificar e expressar os seus sentimentos através de quatro atividades interativas.
A pesquisa da PBS Kids realizou-se em janeiro de 2014, pela Smarty Pants. Mais de 1000 pais responderam à pesquisa on-line.
Leia mais em :

Study: parents using digital media to help prep kids for school

PBS Kids survey finds parents consider media and technology vital resources for elementary school readiness

Krogh_100420_4461
Foto: divulgação

Foto do destaque: iBot, por Lizette Greco

Latin Lab

LATINLAB é um laboratório de investigação, criação e reflexão em torno da televisão infantil e das multiplataformas na América Latina.

Posts relacionados