Novidades

Por: Dan Leite (Redator)

A publicação digital “Por una comunicación democrática de la niñez y la adolescencia” é uma realização da AFSCA (Autoridad Federal de Servicios de Comunicación Audiovisual) com a Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual y la Infancia da Argentina e a Unicef. Foi publicada em maio de 2013 com a finalidade de servir de manual aos profissionais de comunicação ao tratar de assuntos relacionados à infância.

por-una-comunica

No material, encontram-se reflexões a respeito dos direitos da infância tendo em vista as obrigações e deveres dos e das profissionais da comunicação, com uma abordagem aprofundada, passando por variados documentos que abordam esse tema (convenção dos direitos da infância, lei de serviços de comunicação audiovisual, lei de proteção integral de direitos de meninos, meninas e adolescentes e a lei de educação nacional argentina)
Em seguida, são apresentados critérios de qualidade para os serviços de comunicação dedicados a esse público e recomendações para se abordar as temáticas da infância e da adolescência e para a inclusão das vozes infantis e juvenis nas coberturas.
Por fim, entre as recomendações para o trabalho com a imagem dos meninos, meninas e adolescentes, destaca-se a ideia de que é possível usá-la para melhorar a sociedade.

O documento está disponível em espanhol. Mesmo não tendo sido elaborado no Brasil, é uma fonte interessante de referência para profissionais que queiram se informar mais sobre o assunto.
Outros documentos já elaborados em território brasileiro tratam de temas similares. A esse respeito, ver: infância e comunicação / uma agenda para o Brasil (2009), da Agência Nacional dos Direitos da Infância – ANDI.

A Unicef também oferece, em seu website, o interessante material “Communicating with children / Principles and practices to nurture, inspire, educate and heal” (em inglês, disponível para download), que traz uma abordagem detalhada – e com exemplos do mundo todo – das abordagens que podem ser feitas quando usamos meios de comunicação para nos dirigir a esse público.