Novidades

Por: comKids (Redator)

Evento acontece em mais de 20 países no sudeste da Ásia, sul da Ásia, Oriente Médio, América Latina e África, de 07 de outubro a 23 de dezembro de 2019 . As inscrições de filmes estão abertas até 22 de março.

O evento

O Science Film Festival é dedicado à comunicação científica. Acontece anualmente no Sudeste e Sul da Ásia, na África, no Oriente Médio e agora também terá uma passagem pela América Latina. O evento promove a educação científica e a conscientização sobre questões científicas, tecnológicas e ambientais. O festival apresenta filmes de diferentes países a um público amplo e demonstra que a ciência pode ser divertida.

O evento é organizado pelo Goethe-Institut, em colaboração com parceiros locais e conta com a participação de instituições de educação científica, escolas, universidades, ministérios e centros culturais, assim como ONGs, educadores e grupos de estudantes voluntários.

Confiram no site do Science alguns trailers dos filmes que foram selecionados e exibidos no Festival de 2018.

House of little scients, Warinnet Termsirikamol, Tailândia. Divulgação, Science Film Festival.

Thomas Alba and Edison – The rainy cloud. Daniela Giraldo and Juan Cañola, Colômbia, 2018. Science Film Festival, divulgação.

O Science Film Festival de 2019 pretende ilustrar a relevância desta abordagem complexa para o século XXI, em especial para estudantes e jovens, e trazer consciência sobre questões ambientais, mudanças climáticas e sustentabilidade.

Edição 2019 – Inscrições de obras

O International Science Film Festival 2019 está com inscrições abertas para produções audiovisuais dedicadas à divulgação científica, à educação e às temáticas ambientais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da organização. As submissões estão abertas até o dia 22 de março!

Tema do Festival 2019

O tema especial do ano é “Humboldt e a teia da vida”. Alexander von Humboldt foi um geógrafo, naturalista e explorador nascido na Prússia, Alemanha, em 1979. Sua capacidade de polivalência em diferentes campos da ciência fez com que se tornasse reconhecido internacionalmente como um dos fundadores em diversas das áreas da ciência.

O explorador revolucionou a concepção da natureza ao abordá-la cientificamente como uma rede viva interconectada e, ao fazê-lo, inspirou incontáveis ​​cientistas, ambientalistas, escritores e artistas. O Science Film Festival 2019 homenageia o aniversário de 250 anos do nascimento de Humboldt.

Uma das preocupações editoriais do Festival é a valorização das perspectivas globais. O entendimento de que todas as coisas estão conectadas e de que o dano causado em um lugar tem implicações em todos os outros lugares é fundamental para entendermos os problemas que vivemos hoje. A ideia é ajudar a estimular as alternativas, levando em consideração o sistema como um todo e a busca de empreendimentos que revitalizem o mundo natural. Segundo os organizadores do evento, “Humboldt respeitava a natureza não só pelas maravilhas que contém, mas também como o sistema do qual nós mesmos somos parte inseparável.”

Leiam mais no site da organização!

Imagem do destaque:

Mimicries – close, de Taro Okayama, Yoko Tsuzuki, Japão, 2018. Science Film festival, divulgação.