Novidades

Por: comKids (Redator)

O Science Film Festival: Knowledge Through Entertainment – SFF , ou Festival de Filmes de Ciências: Conhecimento através do entretenimento, é o maior festival internacional de filmes de ciências do mundo. O evento é organizado pelo Goethe-Institut Asia desde 2015 e, em 2019, teve sua primeira edição no Brasil, levada a cabo pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes – por meio do comKids , pelo Goethe-Institut São Paulo e pela Spcine, Empresa do Audiovisual de São Paulo. Veja mais informação a respeito da edição 2019

Imagem: Rumo às estrelas, Irlanda, 2018, Dir:  Kevin Hughes / Prod: Damien Donnelly

Em 2020, o evento acontece novamente no Brasil e no mundo. Aqui, o SFF acontece de outubro a dezembro em diversas capitais do país, tendo o comKids como parceiro e reunindo crianças, adolescentes e jovens, adultos e demais interessados em temas relacionados à divulgação científica em geral, promovendo a comunicação para a inovação, a cultura e o meio ambiente, além de facilitar a reflexão a respeito de temas tecnológicos contemporâneos.

Inscrições abertas para filmes!
O Science Film Festival 2020: Conhecimento através do entretenimento concentra-se principalmente em programas de entretenimento educativo para públicos jovens e documentários para o público geral que já foram transmitidos na televisão ou online. Contudo, diferentes formatos de filmes, incluindo RV e filmes interativos online, e variados gêneros de filmes sobre ciência, tecnologia e meio ambiente são aceitos.
Não há taxas de inscrição para o SFF.
O tema da edição 2020 está pautado pela sustentabilidade e pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  A ideia da proposta é construir um mundo de paz e prosperidade construído sobre uma base de um ambiente natural saudável, melhorando as condições de saúde, acesso à educação de qualidade, bons empregos e redução de desigualdades, entre outras aspirações.
Mais de 30 membros do pré-juri, com experiência em comunicação e educação científica no país participante e conhecimento profundo do público-alvo local, estão envolvidos de perto no processo de seleção do Science Film Festival. O evento recebe entre 250 e 300 inscrições de 30 a 40 países todos os anos e a sua seleção oficial chega 80 a 100 filmes por ano.
Os critérios de avaliação do SFF estão pautados por uma abordagem contemporânea da comunicação científica e do cinema internacionais. O formulário de inscrição deve ser enviado até 3 de abril de 2020 e a cópia pré-exibição deve ser enviada até 6 de abril de 2020.
Link para formulário

São aceitas somente obras produzidas a partir de 1º de janeiro de 2017. Os resultados da seleção oficial do festival serão anunciados em agosto de 2020. Caso haja dúvidas é possível enviar e-mail para [email protected]

Imagem do destaque: Nove e meio – Repórter: é tudo sucata? 
Dir: Antía Martínez Amor / Prod: tvision GmbH (on behalf of WDR)