Novidades

Por: comKids (Redator)

Pela terceira vez no país, festival exibe 37 filmes brasileiros e internacionais que pretendem fomentar a discussão sobre ciência, saúde e bem-estar em sala de aula

De 15 de outubro a 20 de dezembro, o Brasil recebe a terceira edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual, uma iniciativa do Goethe Institut em parceria com o Midiativa. Com o tema “Mais saúde, com ciência e conhecimento”, o evento pretende discutir saúde e bem-estar para contribuir no enfrentamento às difíceis consequências que vivemos em decorrência da pandemia do Covid-19.

A exibição é gratuita, mas para ter acesso aos filmes é preciso se inscrever no evento, por meio de formulário online que será postado na página do festival ou fique ligado no Facebook oficial do evento. As inscrições começam no dia 15, dia do professor em comemoração à data. A live de abertura do evento, que acontece no mesmo dia 15/10, às 17h, também é voltada a educadores (YT comKids + FB SFF Brasil).

Confiram o folder do SFF Brasil 2021.

Todos os filmes e séries da mostra 2021 serão disponibilizados para acesso sob demanda, na plataforma Vimeo, e podem também ser exibidos em sessões coletivas – em cineclubes, salas de aula e outros contextos educacionais.

A mostra traz 37 produções de países como Tailândia, Alemanha, Colômbia, Canadá e do Brasil – todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças, adolescentes e jovens. Entre eles, estão séries infantis como “Que corpo é esse?”, uma produção do Canal Futura sobre uma família de cinco irmãos que vivenciam sua sexualidade nas diferentes fases da vida. O tema dos episódios exibidos pelo SFF 2021 é a segurança nas interações virtuais.

10 años para cambiar el mundo. Punta Mulata Producciones S.A.S. para o Canal Capital (Colombia). SFF Internacional, divulgação.

Em “10 anos para mudar o mundo”, também destinado ao público infantil, o diretor colombiano Julián Gómez nos apresenta Isabela Ibagón, uma adolescente de 15 anos carismática que se preocupa com o futuro do planeta. Para os adolescentes, um dos destaque é “Dente-de-leão: a pegada ecológica”. A série alemã de comédia de Patrick Schlosser também aborda questões socioambientais, explicando o que é a ‘pegada ecológica’ por meio da história dos irmãos David e Kim.

Como você está? Crianças na Crise Corona – Mona da África do Sul. SWR – Südwestrundfunk (Alemanha / África do Sul). Sff Internacional, Divulgação.

Já na série “Como você está?”, crianças e jovens de vários países falam sobre seu novo cotidiano após a pandemia. Em pequenos clipes filmados com seus smartphones, eles mostram suas casas, relatam como agora aprendem, brincam e vivem, e falam sobre seus medos e desejos.

Para educadores

Focado no uso do cinema para fins educacionais, o festival disponibiliza, também em seu site, material didático exclusivo que relaciona cada um dos vídeos a conteúdos escolares. Além disso, a edição brasileira vai trazer tutoriais para professores, nas redes sociais, sobre como usar esse material em sala de aula.

O primeiro deles vai ao ar na abertura do festival, dia 15/10, ao vivo, às 17h. A live de abertura do SFF 2021 vai dar as boas-vindas a educadores e explicar o festival, o tema deste ano, apresentar alguns filmes, além de mostrar como eles podem ser usados em conjunto com o material didático e trazer depoimentos de professores que já participaram de edições anteriores.

O SFF Brasil também realiza formações em escolas, de forma presencial ou remota, para inserção das obras no planejamento educacional e nas práticas docentes. Secretarias de educação de todo Brasil que estejam interessadas podem entrar em contato com a equipe do festival.

Jornadas da Ciência e Educação SFF 2021

O Science Film Festival Brasil vai contar também com cinco lives formativas transmitidas pelo canal do comKids no YouTube e na página do SFF Brasil no Facebook  com o objetivo de debater a relação entre educação, ciência, saúde e produção audiovisual.

As Jornadas da Ciência e Educação SFF Brasil trazem os seguintes temas:
Pós-pandemia: luto e transformações emocionais (22/10, 17h)
Ciência e Sociedade (29/10, 17h)
Tecnologia, Robótica e Espaço (05/11, 17h)
O desafio de um mundo em mutação (12/11, 17h)
O que os estudantes pensam sobre ciência? (19/11, 17h)

Sobre o Festival

O Science Film Festival é o maior festival de cinema do gênero em todo o mundo. Em 2020, alcançou mais de 800 mil espectadores em 28 países na Ásia, África, América Latina e Oriente Médio.

O Science Film Festival Brasil 2021 é uma realização do Goethe-Institut e do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, por meio de seu selo de qualidade, o comKids, patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.

Siga o SFF Brasil em suas redes sociais:

Página oficial do Festival

Facebook

Instagram

Ou inscreva-se em na newsletter do SFF Brasil

Imagem do destaque: Casa dos Pequenos Cientistas – Como os germes se espalham
Tailândia, Warinnet Termsirikamol, Produção: National Science Museum Thailand e Thai PBS, divulgação.